14/11/2013
Segundo a pesquisa “Coeficientes de Abertura Comercial”, com o avanço, o índice de penetração de importações manteve a trajetória de alta, registrada pelo 14º trimestre consecutivo.
Houve crescimento da participação de produtos importados no consumo nacional em 19 setores da indústria de transformação, principalmente nos segmentos de derivados do petróleo e biocombustíveis, farmoquímicos e farmacêuticos e informático, máquinas e materiais elétricos e eletrônico e ópticos.
"A expansão do indicador é explicada, principalmente, por dificuldades do lado da oferta, com a perda de competitividade da indústria brasileira", explicou, em nota, a CNI.
Em relação à exportação, a pesquisa informou que ficou estável a fatia da produção industrial destinada ao mercado estrangeiro no terceiro trimestre deste ano, frente aos três meses anteriores. O coeficiente de exportação continuou em 19,2%.
A CNI ressalvou que apesar da estabilidade no índice geral, puxada pela manutenção no resultado da indústria extrativa em 19,2%, o indicador da indústria de transformação cresceu de 15,5% para 15,7% nos dois trimestres. Isso se deve a “exportação de plataformas de petróleo”, explicou o estudo.
Os coeficientes de abertura comercial são elaborados em parceria com a Fundação Centro de Estudos de Comércio Exterior (Funcex).
Fonte: Valor Econômico