09/03/2023
No Brasil, seis em cada 10 indústrias têm programas ou políticas de promoção de igualdade de gênero, destas, 61% afirmam ter o comitê há mais de cinco anos. Os dados fazem parte de pesquisa inédita da Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgada nesta quarta-feira (8/3), Dia Internacional da Mulher.
O estudo Indústria & Mercado de Trabalho: Igualdade de gênero e principais desafios contou com respostas de mil executivos industriais, destes 40% são mulheres. A pesquisa mostra que 57% dos entrevistados dão importância alta ou muito alta às políticas de gênero.
Entre as indústrias que adotam atualmente políticas de promoção de igualdade de gênero, apenas 24% aumentaram as ações em comparação ao ano passado e 74% mantiveram no mesmo patamar. Para 43% dos entrevistados, a paridade salarial é a medida mais importante para alcançar a igualdade de gênero.
Segundo o levantamento da CNI, em 49% das empresas a diretoria é a responsável por fomentar a adoção de políticas de gênero. Ainda segundo a pesquisa, 11% das indústrias não têm política formal de igualdade, mas pretendem implementá-la.