24/03/2023
A reunião foi presidida pelo presidente-executivo, Lúcio Flávio Morais de Oliveira (ao centro) com participação do presidente do Conselho, Luiz Augusto Rocha com a visita do presidente da Abraciclo, na ponta.
O Centro da Indústria do Estado do Amazonas realizou nesta quinta-feira, 23, sua 301a Reunião de Diretoria com a visita do presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (ABRACICLO), Marcos Fermanían e do diretor-executivo da entidade, Paulo Takeuchi e o relações institucionais desta entidade, Anderson Chaves, que acompanharam a discussão dos itens em pauta.
Convidado para esta reunião, o chefe Geral da Embrapa da Amazônia Ocidental, Everton Cordeiro apresentou para os representantes das indústrias associadas, as principais tecnologias geradas pela Embrapa e as perspectivas do desenvolvimento sustentável do agronegócio. “Todos os estados da região norte têm uma Embrapa e aqui nós somos ecorregionais e isso quer dizer que nós trabalhamos com temas diversos, nós temos uma Embrapa de produto e uma temática”, explica o técnico.
Sobre curiosidades da produção do Amazonas, Cordeiro chama atenção para a cadeia do guaraná, “os refrigerantes que bebemos hoje têm 10% do que a lei determina que tenha de guaraná, porque se houvesse 100% não haveria volume suficiente de guaraná produzido, para mostrar para os senhores como a cadeia precisa e tem a oportunidade de crescer, quando a gente bebe guaranás regionais e sente o gosto do guaraná, eles têm esse teor ou até mais do que tem, para mostrar aos senhores a aptidão e as possibilidades que há nessa área”.
Parcerias
A Embrapa também tem mudado a forma de fazer parceria, até 2018, 100% da nossa carteira de projetos com empresas privadas ou associações ou comunidades, “hoje nós estamos com esse número a 25%, então cinco anos a gente fez essa mudança, o nosso alvo é chegar a 38%, sendo que 62% das nossas parcerias se dão com pequeno, micro ou associados à inovação social. No último ano foram aprovados 38 projetos”.
A Embrapa da Amazônia Ocidental também tem uma área de transferência de tecnologia, destaca o técnico, “aquilo que é desenvolvido, pois ela precisa chegar no destino final, quem é o destino final?, muitas vezes a gente só pensa no produtor rural, os senhores verão que a indústria se insere muitas vezes, nós temos feito cursos, palestras, nos últimos anos temos feito dias de campo, vitrines tecnológicas onde quem nos visita vê as quantidades de ações que fazemos com as culturas, então lá a gente tem abacaxi, mandioca, feijão, milho, guaraná, seringueira, castanha, banana, açaí e por aí vai”.
Agenda da Indústria
Saleh Hamdeh, do Escritório de representação em Brasília informou que a Agenda CNI e do Amazonas já possuem data para o lançamento. No próximo dia 28 de março será lançada no Congresso Nacional a agenda da CNI com 900 Projetos de Lei que podem impactar a indústria, o documento contém análises com posicionamentos e nota técnica da indústria e é destinado aos parlamentares.
A agenda regional da Indústria do Amazonas está em sua 4a edição e traz os projetos específicos de impacto ou não na indústria da Zona Franca de Manaus (ZFM) tem previsão de lançamento para a primeira semana de abril. Hamdeh também fez as atualizações do cronograma da Reforma Tributária, de acordo com o cronograma do GT é que até 16 de maio já exista uma proposta concluída para ir à votação no plenário.
Mais itens em pauta
Outros itens nessa pauta foram a apresentação da Missão, Visão e Objetivos da nova Comissão de RH do CIEAM, que tem como coordenadora, Silvana Aquino, presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos Seccional Amazonas; as atualizações das atividades da Comissão de ESG e a apresentação da indústria associada Electrolux com a participação do diretor industrial, Hamzah Nasser, que apresentou projetos e as boas práticas desta empresa associada ao CIEAM.
A ata de todos os itens debatidos nesta última reunião do mês será enviada exclusivamente para os associados. A 302a Reunião de Diretoria será realizada no dia 12 de abril.
Seja associado da Indústria ou Prestador de Serviço à Indústria. Saiba mais pelo site www.cieam.com.br, telefone (92) 3627-3800 ou redes sociais linkedin.com/company/centrodaindustriam, instagram.com.br/centrodaindustria.am e facebook.com/centrodaindustriam
Fonte: Comunicação CIEAM
Texto e Fotos: Fabíola Abess
imprensa@cieam.org.br