12/02/2026
O Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam) realizou, nesta quarta-feira (11/02), a 356ª Reunião Ordinária de Diretoria para discutir temas estratégicos relacionados ao desenvolvimento econômico do Estado.
Antes de entrar na pauta principal, o presidente do Conselho Superior do Cieam, Luiz Augusto Barreto Rocha, destacou a missão institucional ao município de São Gabriel da Cachoeira, realizada entre os dias 6 e 8 de fevereiro.
“O grande ponto é a ampliação do conhecimento da liderança da indústria em Manaus sobre essa região tão importante para o nosso estado e para o Brasil também”, ressaltou.
Dando continuidade ao encontro, o Presidente Executivo do Cieam, Lúcio Flávio Morais de Oliveira, conduziu os trabalhos e recebeu o Chefe de Departamento de Tributação da SEFAZ-AM, Luiz Aurélio Carvalho, que apresentou um panorama da evolução histórica do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas (FTI) ao longo dos últimos dez anos.
A programação contou ainda com a participação do diretor-presidente da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), Marcos Vinícius Cardoso de Castro, responsável por apresentar informações sobre o Fundo de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e ao Desenvolvimento Social do Estado do Amazonas (FMPES).
O presidente Lúcio Flávio destacou que o convite à instituição teve como objetivo ampliar o entendimento dos associados sobre o trabalho desenvolvido pela Afeam, evidenciando a boa gestão e reforçando a transparência na aplicação dos recursos do Fundo.
Segundo Marcos Vinícius, entre 2019 e 2025, mais de R$ 1 bilhão foram aplicados em crédito nos setores de comércio e serviços.
Encerrando a reunião, o vice-presidente da Associação de Empresas Brasileiras na China (Bracham), Jesse Guimarães, apresentou informações sobre a Missão Empresarial China-Japão, destacando oportunidades e perspectivas de cooperação internacional para o setor industrial amazonense.
“A China é um laboratório a céu aberto. É uma experiência que vale a pena. Mudou minha vida e tenho certeza de que vocês vão gostar”, afirmou.
Ele destacou, ainda, a relevância das feiras internacionais e os segmentos estratégicos visitados, como o de duas rodas, tecnologia, têxtil, óptico, relojoeiro e manufatura integrada, entre outros.
Também participou da reunião o coordenador-geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais da Suframa, Arthur Freitas Lisboa, que contribuiu com questionamentos sobre a Missão China-Japão. Ao final, os associados puderam esclarecer dúvidas e aprofundar o entendimento sobre os temas apresentados.
© 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.