
29/09/2025
Evento reuniu lideranças políticas, empresariais e institucionais para debater os rumos do setor produtivo da Amazônia
O Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM) promoveu, nesta sexta-feira (26/09), a 140ª Reunião Ordinária do seu Conselho Superior, um encontro estratégico que colocou em pauta temas centrais como a reforma tributária, a competitividade do Polo Industrial de Manaus (PIM) e a percepção nacional sobre o modelo Zona Franca de Manaus (ZFM).
Realizada no Auditório Celso Piacentini, na sede do CIEAM, em Manaus, a reunião contou com a presença de importantes lideranças políticas e empresariais. A mesa foi composta pelo Presidente do Conselho Superior do CIEAM, Luiz Augusto Barreto Rocha; o Presidente Executivo, Lúcio Flávio Morais de Oliveira; a Conselheira e Coordenadora da Comissão CIEAM de Assuntos Legislativos, Rebecca Garcia; e a Coordenadora das Comissões CIEAM, Milena Perez.
Entre os destaques da reunião, o Senador Eduardo Braga (MDB-AM) marcou presença com uma análise profunda sobre o ambiente político nacional e os desdobramentos da reforma tributária. Também participou o Superintendente Adjunto Executivo da Suframa, Luiz Frederico Aguiar.
Outro ponto alto do evento foi a participação do portal nacional de notícias Metrópoles, representado por Francio Botelho e Carol Carvalho, que apresentaram impressões da visita institucional realizada a Manaus nos dias 24 e 25 de setembro. Os representantes reforçaram a importância da ZFM como motor de desenvolvimento sustentável e tema central da proposta “Vozes da Amazônia: Zona Franca de Manaus”, que visa ganhar visibilidade nacional.
Durante sua fala, o senador Eduardo Braga enfatizou a segurança jurídica trazida pela reforma tributária para a ZFM e os avanços já perceptíveis:
“É uma alegria ver o entusiasmo hoje do setor produtivo com a segurança jurídica que a reforma tributária trouxe para a Zona Franca de Manaus. Aumento da produção, da geração de emprego e renda, novas empresas chegando. Estamos no caminho de um crescimento sustentável, duradouro e que levará mais qualidade de vida não apenas a Manaus, mas a todo o interior do estado do Amazonas”, afirmou Braga.
O presidente do Conselho Superior do CIEAM, Luiz Augusto Barreto Rocha, reforçou o papel estratégico da entidade:
“A Zona Franca de Manaus é um patrimônio nacional que precisa ser defendido com estratégia e união. O Conselho Superior do CIEAM reafirma seu compromisso em articular o diálogo entre indústria, governo e sociedade para garantir um futuro sustentável para a Amazônia e para o Brasil.”
A programação contou, ainda, com a presença do economista e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Márcio Holland, que apresentou atualizações sobre o Projeto Diálogos Amazônicos, a regulamentação da reforma tributária e os próximos passos da agenda de defesa institucional da ZFM em Brasília.