CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

​CIEAM promove, em Manaus, a primeira edição do seu Fórum de ESG Amazônia

  1. Principal
  2. Notícias

22/03/2024


Evento vai debater de que maneira os princípios do ESG podem ser integrados de forma eficiente nas empresas da região Amazônica

  • Propósito do Fórum é refletir sobre como as ações sociais são um caminho para um mundo mais sustentável
  • Promovido pelo CIEAM, o Fórum já está com todas as suas vagas presenciais preenchidas, mas poderá ser acompanhado on-line pelo YouTube

  • Manaus (AM) receberá na próxima segunda-feira, dia 25 de março, a partir das 9h30, a primeira edição do “Fórum de ESG Amazônia: Desenvolvimento Sustentável na Indústria”, promovido pelo CIEAM (Centro da Indústria do Estado do Amazonas) em parceria com a Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus). O evento tem como objetivo impulsionar a adoção de princípios ambientais, sociais e de governança em todas as esferas empresariais.

    Especialistas, líderes corporativos e representantes governamentais vão palestrar e debater como as empresas podem, concretamente, contribuir com o crescimento sustentável na Amazônia e no mundo. O encontro abordará, com cases e exemplos, as melhores práticas sustentáveis que as companhias podem incorporar às suas operações para contribuir com um mundo mais sustentável e inclusivo. O “Fórum de ESG Amazônia” será realizado no prédio da Suframa, em Manaus, e já está com todas as suas vagas presenciais reservadas. Mas o encontro também poderá ser acompanhado on-line, por meio de transmissão ao vivo pelo YouTube e pela rede de TV Amazon Sat.

    “O ESG é um conceito cada vez mais relevante que reúne e mobiliza o mercado para adotar novas e importantes medidas de adequação às políticas de meio ambiente, responsabilidade social e governança relacionadas diretamente com os negócios de cada organização”, destaca o superintendente adjunto executivo da Suframa, Luiz Frederico Oliveira de Aguiar. “O tema beneficia a sociedade com medidas de inclusão e diversidade, e opera com governança corporativa sólida”, acrescenta ele.

    Toda a programação deste evento foi pensada para dar visibilidade aos debates envolvendo o ESG na Amazônia, ressaltar a participação dos povos indígenas da região e mostrar como os projetos e metas da agenda ESG podem contribuir com o futuro das próximas gerações. “É importante lembrar que muitas das empresas e indústrias instaladas na Zona Franca de Manaus (ZFM) já promovem regularmente medidas relacionadas ao tema. Debater assuntos que abordam diferentes aspectos do ESG na Amazônia com especialistas renomados, é uma oportunidade incrível de apresentar para todos, com transparência, a qualidade e a solidez do que já está sendo feito nessa área, com sucesso, na Amazônia e no mundo”, explica Régia Moreira, coordenadora da Comissão de ESG do CIEAM e responsável pelo Fórum.

    Palestras e apresentações

    O Fórum terá, por exemplo, a presença de Denis Minevi, diretor-presidente das lojas Bemol e investidor em diversos fundos e startups focados em empreendedorismo sustentável na Amazônia. Ele vai apresentar a palestra “ESG na Amazônia”. Já o executivo Fábio Palma, sócio-fundador da ECOA, uma ESGTech líder em inteligência ESG, fará uma reflexão com o tema “ECOA Amazônia - Mensuração e Prestação de Contas em ESG + ECOA Amazônia”.

    Vanda Witoto, ativista climática, especialista em pedagogia da Floresta Amazônica, empreendedora social e conselheira de cultura indígena do Amazonas, apresentará a palestra “Economia Indígena e a Sustentabilidade da Vida na Amazônia”.

    Mesas e debates

    A primeira mesa abordará “ESG na Prática: Experiências de BIC, Visteon, Flex e Electrolux”, mostrando cases reais bem-sucedidos dessas empresas que atuam na região. O tema será mediado pelo antropólogo e gerente de Desenvolvimento Estratégico e Gestão ESG no Senai, Marcelo Ramos, com a participação de Emerson Cabral, gerente de projetos e manutenção na BIC Amazônia, Yanna Carneiro, coordenadora de RH e ESG da Visteon Brasil, Hamzah Nasser, diretor de operações da Electrolux, e Valeria Valente, gerente de fábrica da Flextronics.

    “Construindo um Futuro Solidário: ESG com Órfãos da Covid” será a pauta da segunda mesa, que será mediada por Jonivaldo Miranda, diretor de Sustentabilidade e Governança Corporativa da Tutiplast. Participarão deste debate, ainda, os convidados Glauce Galúcio, criadora do projeto “Eu Amo Meu Próximo” (uma iniciativa que buscou padrinhos e madrinhas para pessoas em situação de vulnerabilidade social em Manaus) e diretora do IPEDS (Instituto de Pesquisa e Ensino para o Desenvolvimento Sustentável), e Marcelo Rodrigues, líder de projetos inovadores nas áreas de tecnologia e infraestrutura em organizações nacionais e multinacionais e vice-presidente de Negócios, Marketing e Inovação na UCB (Universidade Católica da Bahia).

    CIEAM e ESG

    O CIEAM conta com uma comissão focada neste tema, que tem como desafio contribuir com seus associados no desenvolvimento de projetos pautados nos pilares do ESG, estimulando boas práticas e potencializando a inovação e a excelência nas condutas corporativas. Hoje, este grupo já é referência para as empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM). “Queremos, cada vez mais, aprofundar nossos estudos e debates nos temas de ESG para, efetivamente, contribuir com a sua aplicação nas organizações da região. Todos os profissionais que atuam nessa área precisam estar atualizados sobre as últimas tendências e regulamentações relacionadas ao ESG, para atuarem em conformidade com as exigências legais”, afirma Régia.

    SERVIÇO

    Evento: “Fórum de ESG Amazônia: Desenvolvimento Sustentável da Indústria”

    Data: 25/03 (segunda-feira)

    Horário: das 9h30 às 17h (horário de Manaus)

    Local: Avenida Ministro Mário Andreazza, 1424, Distrito Industrial PIM, em Manaus.

    Transmissão pela internet: www.youtube.com/@cieam.oficial

    Sobre o CIEAM

    O Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM) é uma entidade empresarial com personalidade jurídica, ligada ao setor industrial, que tem por objetivo atuar de maneira técnica e política em defesa de seus associados e dos princípios da economia baseada na Zona Franca de Manaus (ZFM). Implementada pelo governo federal em 1967, com o objetivo de viabilizar uma base econômica no Amazonas e promover melhor integração produtiva e social entre todas as regiões do Brasil, a Zona Franca de Manaus é um modelo de desenvolvimento regional bem-sucedido que devolve aos cofres públicos mais da metade da riqueza que produz. Atualmente, são 600 empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM), que geram mais de 500 mil empregos, diretos e indiretos, e garantem a preservação de 97% da cobertura florestal do Amazonas. Em 2022, movimentou mais de 177 bilhões, um aumento de 12% em relação ao ano anterior.

    Coluna do CIEAM Ver todos

    Estudos Ver todos os estudos

    Diálogos Amazônicos Ver todos

    CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

    Opera House