
22/05/2025
Na última quarta-feira, 21 de maio, o Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM) realizou a 4ª Reunião da Comissão CIEAM de Comércio Exterior, reunindo profissionais das áreas de logística, engenharia, compras, tributos e comércio exterior no auditório Celso Piacentini, com transmissão simultânea pela plataforma Teams.
O encontro contou com a participação especial do engenheiro mecânico Marcelo Sampaio, especialista em Defesa Comercial pela FGV/EPGE e em Comercialização e Marketing em Comércio Exterior pela OEA/CICOM. Também estiveram presentes Arthur de Freitas Lisboa, Coordenador-Geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais; Pedro Céspedes, presidente da Zona de Livre Comércio Global do Paraguai (ZFG); e Ruth Arias, gerente geral da ZFG.
Sob a coordenação de Celiomar Gomes, Coordenador da Comissão CIEAM de Comércio Exterior, os participantes aprofundaram-se nas modalidades Suspensão e Isenção do regime aduaneiro especial de Drawback, abordando seus conceitos, benefícios, áreas envolvidas e a importância da administração eficaz desse instrumento de estímulo às exportações. A pauta teve como objetivo ampliar o entendimento técnico sobre o tema, promovendo a competitividade das indústrias locais e reforçando o compromisso do CIEAM com a proteção ambiental, a valorização da economia de mercado e a sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus.