10/07/2024
Com o objetivo de oferecer um panorama completo do mercado de defesa e revelar oportunidades de negócios inexplorados para empresas, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em parceria com o Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM), sediou nos dias 9 e 10 de julho de 2024, o “Seminário Defense & Security Tech Day”. O evento foi realizado das 14h às 18h no dia 09/07 e das 8h às 12h30 no dia 10/07, na Escola Superior de Tecnologia (EST), no auditório da Samsung Ocean Manaus.
O seminário tem como finalidade ajudar a diversificar a matriz econômica do Amazonas por meio da Base Industrial de Defesa do Brasil (BID), cujo potencial é expressivo. O evento envolve o setor produtivo e atores envolvidos com Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) na região, além da UEA, do CIEAM, da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), do Comando Militar da Amazônia (CMA) e membros da academia local estarão envolvidos nas atividades. O mesmo será fundamental para que as empresas conheçam as oportunidades oferecidas pelo mercado em expansão da Indústria de Defesa e os métodos para ampliar seus negócios por meio de novas tecnologias, destacando-se nesse setor estratégico.
O presidente do Conselho Superior do CIEAM, Luiz Augusto Barreto Rocha, participou na abertura do evento, reforçando o compromisso da entidade com o desenvolvimento sustentável e inovador do Polo Industrial de Manaus e a importância da integração entre defesa, indústria e academia para o futuro da região. Segundo Luiz, “a participação do CIEAM no evento é um reflexo de seu engajamento contínuo com a inovação e a pesquisa aplicada, fundamentais para o desenvolvimento sustentável da indústria no Amazonas”.
Segundo o Coronel Amaral do CMA, um dos organizadores, trata-se da primeira vez que o evento foi realizado no Amazonas, já havendo convite para novas rodadas de apresentação ainda este ano. O seminário aborda novos conhecimentos sobre essa vertical de desenvolvimento, cujo índice de crescimento tem sido bem representativo.
A participação da indústria da Zona Franca de Manaus (ZFM), representada pelo CIEAM e FIEAM no “Seminário Defense & Security Tech Day”, consolida o relacionamento com o CMA em defesa da soberania da Amazônia e do Brasil.
O Exército Brasileiro vem realizando uma série de encontros para apresentar as demandas e oportunidades na Base Industrial de Defesa (BID), promovendo a inovação, a competitividade e o desenvolvimento tecnológico da indústria brasileira. Adicionalmente, a Indústria de Defesa é parte fundamental da Nova Indústria Brasil (NIB), política industrial de Estado que o Governo Federal definiu como prioridade e opção preferencial para o futuro do Brasil.
Eles ainda destacam as participações na programação da indústria associada BDS, pioneira como Empresa Estratégica de Defesa no setor de Confecções no Brasil, e do diretor responsável pelas Relações Institucionais do Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE), general Duizit Brito, na palestra “Base Industrial de Defesa no Brasil - Visão da Indústria de Defesa”.
O seminário foi o ponto de partida para:
Fonte: Assessoria de Comunicação CIEAM
Foto: Fernando Lemos / Marcelo Freire
Texto: Silvia Jane