09/01/2026
Evento marcou a criação do Instituto de Comércio Exterior para a Amazônia Global e reuniu autoridades e especialistas para fortalecer a inserção internacional da região
O Presidente Executivo do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM), Lúcio Flávio Morais de Oliveira, participou, nesta sexta-feira (09/01), do lançamento oficial do Instituto de Comércio Exterior para a Amazônia Global – Instituto Intercomex. O evento foi realizado na sede oficial do instituto, em Manaus, e reuniu representantes de instituições estratégicas ligadas à inovação, regulação e logística.
A criação do Instituto Intercomex tem como objetivo fortalecer a atuação da Amazônia no comércio exterior, promovendo integração institucional-acadêmica, estímulo à competitividade e ampliação do diálogo com mercados internacionais, em sintonia com as especificidades econômicas, ambientais e logísticas da região.
Durante o evento, Lúcio Flávio Morais de Oliveira destacou a relevância da iniciativa para o ambiente de negócios do Amazonas, ressaltando a importância de estruturas técnicas e institucionais capazes de apoiar o setor produtivo na ampliação de suas operações internacionais, com segurança regulatória e visão estratégica de longo prazo. E se orgulhou da iniciativa ter nascido a partir do Fórum de Comércio Exterior - COMEXA, promovido pela Comissão CIEAM de Comércio Exterior coordenada por Celiomar Gomes.
“A missão do CIEAM é construir pontes. A ponte que possibilitou, depois de um evento daqueles (COMEXA), a criação deste instituto. Eu parabenizo os envolvidos pela iniciativa e coragem de estabelecer essa instituição em um momento desafiador”, afirmou Lúcio Flávio.
O lançamento contou ainda com a participação de Vânia Galvão, Diretora de Pesquisa e Inovação; Dr. Jeferson Caldas, Diretor de Portos e Aeroportos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA); e do Dr. Davi Tayah, Secretário Municipal de Saúde de Manacapuru, que contribuíram com reflexões sobre inovação, regulação e infraestrutura logística no contexto do comércio exterior amazônico.
A presença do CIEAM no evento reforça o compromisso da indústria amazonense com agendas que impulsionam a internacionalização, a competitividade e o desenvolvimento sustentável da região, consolidando parcerias e iniciativas que ampliam o protagonismo da Amazônia no cenário econômico global.
© 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.