CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

​CIEAM participa de 1° Encontro ZFM+ESG realizado pela SUFRAMA

  1. Principal
  2. Notícias

28/11/2025

Entidade reforçou o protagonismo industrial ao compartilhar cases de ESG de empresas associadas e integrar os debates conduzidos pela SUFRAMA.

O Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM) teve participação de destaque no I Encontro ZFM+ESG, realizado nesta quinta-feira (27/11) na sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA). O evento, parte da Iniciativa ZFM+ESG, reuniu representantes da indústria, governo e instituições para fortalecer práticas ambientais, sociais e de governança no Polo Industrial de Manaus.

A entidade esteve representada pelo Presidente Executivo Lúcio Flávio Morais de Oliveira, pela Coordenadora da Comissão de ESG Régia Moreira e pela Coordenadora da Comissão de Desenvolvimento e Inovação Mariana Barrella, que contribuíram para o diálogo técnico e para a integração entre os setores presentes.

“O CIEAM reafirmou, neste encontro, a relevância da indústria na consolidação da agenda ESG. As iniciativas apresentadas por nossas associadas demonstram maturidade, inovação e compromisso real com a sustentabilidade, refletindo o esforço contínuo do setor produtivo”, afirmou o Presidente Executivo.

A abertura do encontro foi conduzida pelo Superintendente da SUFRAMA, Bosco Saraiva, e os painéis em formato de mesa-redonda foram mediados pelo Superintendente Executivo Adjunto, Luiz Frederico Aguiar.

Algumas das empresas associadas ao CIEAM também participaram da iniciativa e apresentaram cases sólidos de práticas sustentáveis. DD&L, TUTIPLAST, IMPRAM e VISTEON compartilharam iniciativas em ESG que evidenciam a evolução técnica e operacional da indústria amazonense na condução de agendas ambientais e sociais.

O encontro também registrou a assinatura de um memorando de cooperação entre a SUFRAMA e o UNICEF, iniciativa institucional da Autarquia que reforça ações voltadas ao desenvolvimento social na região amazônica.

Com sua participação no I Encontro ZFM+ESG, o CIEAM reforça seu compromisso em impulsionar uma indústria amazônica mais preparada, responsável e integrada aos desafios globais de sustentabilidade. A entidade segue atuando como ponte estratégica entre empresas, governo e instituições parceiras, contribuindo para que o Polo Industrial de Manaus (PIM) avance com competitividade, inovação e impacto socioambiental positivo.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House