CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

​CIEAM participa das comemorações dos 30 anos da associada Eletros, em sessão solene na Câmara dos Deputados

  1. Principal
  2. Notícias

27/08/2025

Dirigentes do Centro das Indústrias do Estado do Amazonas e parlamentares reforçaram o papel estratégico da Eletros e do setor eletroeletrônico para a Amazônia e o Brasil

Os dirigentes do Centro das Indústrias do Estado do Amazonas (CIEAM) – presidente do Conselho Superior, Luiz Augusto Rocha, e o presidente-executivo Lúcio Flavio de Oliveira, além do representante da FIEAM/CIEAM em Brasília, Saleh Hamdeh – participaram nesta terça-feira, 26/8, da sessão solene, na Câmara dos Deputados, em comemoração aos 30 anos da Eletros - a Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos, em uma emocionante.

A sessão solene, na Câmara dos Deputados reuniu grandes nomes da indústria eletroeletrônica, políticos, entidades nacionais e regionais onde foi reconhecido o papel fundamental da Eletros para a indústria do Amazonas e do Brasil.

Ao parabenizar a Eletros pelos seus 30 anos, o presidente Luiz Rocha ressaltou os relevantes serviços prestados pela entidade à indústria eletroeletrônica da Amazônia e do Brasil.


“Louvo, portanto, essa entidade irmã que sempre honra ombro a ombro com CIEAM e tem defendido as pautas de interesse da indústria, aliás, as pautas de interesse da nossa sociedade. Sob a liderança do conselho e do presidente Jorge Júnior, com galhardia e competência, a Eletros tem feito um trabalho extremamente importante para a indústria e a toda a sociedade da Amazônia e do Brasil”, parabenizou o presidente do CIEAM, Luiz Augusto Rocha.

Parceria estratégica

O deputado federal Pauderney Avelino, autor do requerimento da sessão solene, destacou a extrema importância da Eletros, que representa dois terços da indústria eletroeletrônica em Manaus e em todo o Brasil. Ele ressaltou que a entidade corresponde a 3,5% do PIB da indústria brasileira, sublinhando sua relevância econômica.


Segundo o parlamentar, a Eletros é parceira estratégica na defesa da Zona Franca de Manaus, importante modelo de desenvolvimento regional. Avelino destacou que, atualmente, dos 37 associados da Eletros, 23 operam plantas industriais em Manaus, cumprindo as mais variadas regras de agregação de valor nas etapas fabris. Além disso, colabora com a geração dos mais de 130 mil empregos diretos da ZFM.

“Sempre em defesa da Zona Franca de Manaus, a Eletros atua em conjunto com os demais segmentos da Indústria do Estado do Amazonas, enfrentando propostas de alterações tributárias e regulatórias que ameaçam a estabilidade do setor industrial regional. Essa atuação se reforça com o apoio à Suframa, em pleitos como os Processos Produtivos Básicos (PPBs), que asseguram competitividade e atração de novos investimentos para Manaus”, destacou

Ainda da bancada do Amazonas, no Congresso Nacional, também estiveram presentes os deputados federais Capitão Alberto Neto, Sidney Leite e o deputado licenciado Saullo Vianna.

Relevância histórica

A relevância histórica da Eletros foi contextualizada pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Serafim Corrêa, que representou o Governo do Estado na solenidade. Ele lembrou que, há 30 anos, existia uma entidade no setor eletroeletrônico que se posicionava contra a Zona Franca, apesar de Manaus ser um dos principais polos do Brasil.

“Mas, a Eletros surgiu de um grupo fundador, incluindo Eugênio Stalb, com o propósito de ocupar esse espaço e representar a Zona Franca de Manaus, expandindo-se posteriormente para congregar novos associados em todo o país”, declarou. Serafim Corrêa descreveu a Eletros como uma "entidade séria, respeitável e que tem toda a nossa admiração do povo do Amazonas”.


Eletros de hoje e do futuro

Da tribuna da Câmara dos Deputados, o presidente executivo da Eletros, Jorge do Nascimento Júnior, afirmou que a associação é a legítima representante do setor eletroeletrônico no Brasil. Ele considerou a sessão solene um momento de alegria que registra e consolida a excelente relação que a Eletros tem com seus interlocutores, principalmente o parlamento brasileiro.

Jorge Júnior enfatizou o caráter pujante do setor eletroeletrônico brasileiro, declarando que o Brasil é autossuficiente na produção de eletrodomésticos, sem a necessidade de importação, devido à força da indústria nacional. Especificamente, na Zona Franca de Manaus (ZFM), produtos essenciais para o consumidor brasileiro como televisores, ar condicionados e micro-ondas são fabricados exclusivamente.


“E o que queremos para os próximos 30 anos? Um Brasil que valorize e fortaleça a sua indústria, que ofereça condições para que o investimento floresça, que reconheça o talento de seus trabalhadores e que saiba transformar a inovação em prosperidade. Esse é o compromisso que hoje assumimos aqui nesta casa diante de toda a sociedade brasileira. Continuarmos sendo protagonistas de um futuro de crescimento econômico, responsabilidade ambiental e desenvolvimento social”, concluiu Jorge Júnior.Exposição Eletros 30 anos

Também participaram a sessão solene o presidente do Conselho Eletros, Edward Feder, o vice-presidente do setor de Ar Condicionado, Mauro Apor, o vice-presidenter da Linha Marrom, Daniele Cardani, e o vice-presidente da Linha Portátil, Jacques Krause.

Após a sessão solene, os dirigentes da entidade, inauguraram a exposição Eletros 30 anos, instalada em um espaço da Câmara dos Deputados, que conta a trajetória da Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House