25/11/2024
O Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM) esteve presente nesta sexta-feira, 22/11, no seminário “Segurança da Navegação e o Desenvolvimento Regional no Norte”, que celebrou os 150 anos da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental, e onde também foi assinado o termo do Projeto Cluster Naval da Amazônia. O evento foi realizado no auditório Senador João Bosco Ramos de Lima, na Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM), sob o comando do Capitão de Mar e Guerra André Lysâneas Carvalhaes, atual Capitão dos Portos.
A entidade foi representada pelo coordenador da Comissão Cieam de Logística, Augusto Rocha, e pelo presidente executivo do CIEAM, Lúcio Flávio Morais, que assinou o Termo do Cluster ao final da Conferência.
Lúcio Flávio falou sobre a importância do ato. “Em primeiro lugar, parabenizo a iniciativa da Marinha de criar esse Cluster, porque esse protocolo de intenções é importante para unir força no sentido de desenvolver o Pólo Naval e desenvolver o Cluster Naval que vai dar suporte ao polo naval. A navegação é uma vocação do Amazonas, a Marinha tem demonstrado isso e tem demonstrado interesse de desenvolver esse Cluster e nós do Centro da Indústria estamos prontos para apoiá-los”, afirmou o presidente executivo do CIEAM.
Cluster é uma associação que reúne instituições de diferentes segmentos relacionadas com a economia do rio ou mar, de acordo com a localidade, visando desempenhar um papel importante no desenvolvimento de uma região ou país.
Além do Cieam, compondo essa associação, também assinaram, representando a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), o deputado estadual Sinésio Campos, um representante do deputado Adjuto Afonso, o Sindicato da Indústria Naval, Náutica, Offshore e Reparos do Amazonas (Sindnaval) e a Universidade Federal do Amazonas (UFAM).