30/01/2026
Comissão de Desenvolvimento e Inovação do CIEAM enfatiza uso estratégico da IA para decisão e eficiência empresarial
A transformação digital não é mais um conceito distante para as indústrias brasileiras, está se consolidando como um vetor real de competitividade e eficiência. Em meio a esse cenário, o Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM), por meio de sua Comissão de Desenvolvimento e Inovação, lidera a reflexão estratégica sobre a implementação da Inteligência Artificial (IA) no ambiente industrial e empresarial local.
Dados recentes indicam avanços concretos no uso de IA pelas organizações. Segundo o relatório State of AI+BI Analytics Global 2025, produzido pela consultoria Dúnedain Research a pedido da Strategy (antiga MicroStrategy), 43% das empresas já utilizam IA para análise de dados, com quase metade apontando redução de custos e ganhos em produtividade como benefícios diretos dessa adoção. Além disso, 56% assinalam melhoria na tomada de decisões como principal motivador para incorporar IA às operações.
Mesmo diante desses ganhos, o Brasil ainda enfrenta desafios na governança e segurança do uso de IA. Um relatório sobre violação de dados revelou que quase 90% das empresas brasileiras não possuem políticas de governança de IA em vigor, situação que expõe informações sensíveis e amplifica riscos cibernéticos. Os dados são do relatório anual Cost of a Data Breach (CODB), da IBM, divulgado em julho de 2025.
Neste contexto, o CIEAM atua como protagonista, orientando o tecido produtivo regional a não só experimentar ferramentas inteligentes, mas também a integrar essas tecnologias com consciência estratégica e governança robusta.
Para Mariana Barrella, conselheira, coordenadora da Comissão CIEAM de Desenvolvimento e Inovação e CEO da empresa Tutiplast Indústria e Comércio LTDA, a IA é hoje uma realidade inevitável e essencial para as organizações que buscam eficiência e competitividade no mercado. “A IA já faz parte da nossa realidade e está sendo usada no processo decisório para gerar dados, analisar tendências e eliminar atividades operacionais de baixo valor. A segurança e a governança de dados ainda são desafios, mas dominar esses aspectos é o que vai impulsionar ganhos reais de competitividade e perenidade das empresas.”
A atuação da Comissão de Desenvolvimento e Inovação evidencia que a adoção da IA vai além da tecnologia em si: trata-se de uma decisão de negócio, que exige infraestrutura adequada, maturidade organizacional e pessoas preparadas. Nesse cenário, o protagonismo da indústria amazonense passa, cada vez mais, pela capacidade de transformar dados em inteligência, inovação em eficiência e tecnologia em vantagem competitiva sustentável.
Ao fomentar o debate qualificado sobre Inteligência Artificial, governança de dados e qualificação profissional, o CIEAM reafirma seu papel como articulador estratégico do desenvolvimento industrial no Amazonas.
Sobre o CIEAM
O Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM) é uma entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, ligada ao setor industrial, que tem por objetivo atuar técnica e politicamente em defesa de seus associados e dos princípios da economia baseada na livre iniciativa.
Presta serviços especializados às empresas que compõem seu quadro de associados em áreas específicas, tais como legislação tributária, logística, gestão ambiental, comércio exterior e recursos humanos, visando elevar o grau de eficiência e eficácia do setor industrial que opera no Estado do Amazonas.
Desde sua fundação em agosto de 1979, o CIEAM tem estado atento às necessidades de seu quadro de associados, composto das mais importantes empresas do Polo Industrial de Manaus. Ao desenvolverem seus projetos de investimento, essas empresas necessitam de apoio e representatividade institucional junto aos diversos órgãos governamentais, nos três níveis de governo, envolvidos nos processos de concessão e administração dos incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus.
Cunhãs Comunicação
(92) 99983-6147/ 98535-0118
© 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.