15/03/2023
Ambiental, Social e Governança, pilares da abordagem ESG agora direcionam ações das associadas
Iniciativa de solidariedade fortalecida em 2020 durante a pandemia da Covid-19 com a Ação Social Integrada do PIM, formada pela união das entidades da Indústria: FIEAM, CIEAM, ELETROS e ABRACICLO para arrecadar e produzir materiais de saúde para a linha de frente, em sua segunda fase atendeu a população em vulnerabilidade com alimentos agora entra em uma nova fase com o lançamento neste mês de março da nova logo da Comissão de Responsabilidade Social que agora segue a abordagem ESG - Ambiental, Social e Governança e passa a ser chamada de “Comissão ESG”.
A ação marca os três anos que a ASI foi oficialmente lançada na ocasião daquela situação de emergência que acometeu o mundo inteiro. Em abril de 2020, o conselheiro Jeanete Portela formalizou a criação de um grupo junto dos presidentes das entidades da Indústria amazonense, “tivemos uma reunião com as lideranças do nosso PIM, com participação dos presidentes de entidades e nosso secretário da SEPLAN, onde foi aprovada iniciativa de ação social integrada (FIEAM, CIEAM, ELETROS, ABRACICLO) para enfrentamento dos impactos provocados pela pandemia do Covid-19 , nas áreas de saúde e apoio à população em situação de vulnerabilidade”, recordou.
Ainda este mês serão revelados os novos princípios da Comissão com as definições da Missão, Visão, Valores e Objetivos, informa a coordenadora Régia Moreira. “As ações que vem sendo realizadas desde o início da pandemia, são de extrema importância pois contribui para o melhor da sociedade, das instituições e principalmente das pessoas. É uma experiência transformadora, pois não levamos apenas alimento e sim apoio e acolhimento. O objetivo da ação social integrada e agora Comissão ESG, foi e é combater a indiferença, a discriminação e a exclusão social, e fortalecer a solidariedade e a cidadania. É ser abraçado através de um olhar, é poder tirar um sorriso com apenas uma frase: "Estamos aqui!”.
Entre abril de 2021 até o presente momento, a ação já efetuou a doação de aproximadamente 650 toneladas de cestas básicas que puderam beneficiar mais de 1.000 famílias. "Levamos kits escolares para mais de 3.500 crianças e estamos prestes a atender mais 3.000 nos próximos dias", informou Régia.
“A data era 15 de abril de 2020, esta mensagem de Portela liderou esta iniciativa aprovada pelos presidentes das entidades para a realização da Ação Social Integrada para enfrentamento dos impactos da COVID-19, se passaram quase três anos e hoje, como evolução daquela iniciativa, Régia lança a nova logomarca da Comissão ESG do CIEAM, continuando esta ação solidária da Indústria da ZFM, parabéns a todos que participam e participaram desta iniciativa e que fazem parte deste continuado SUCESSO”, parabenizou o presidente do Conselho Superior do CIEAM, empresário Luiz Augusto Barreto Rocha.
Mais que uma sigla, do acrônimo “ESG”: do inglês Environmental (Ambiental, E), Social (Social, S) e Governance (Governança, G), a tendência é uma necessária resposta das empresas frente aos desafios da sociedade contemporânea.
Origem do termo
O Brasil foi o país latino-americano que mais pesquisou pela sigla ESG nos últimos 12 meses e um dos 25 países no mundo que mais buscou pela temática no período. O levantamento foi feito pela Google Trends a pedido do jornal Valor Econômico.
O termo foi cunhado em 2004 em um relatório feito pelo Pacto Global, braço da Organização das Nações Unidas (ONU) que tem o objetivo de engajar empresas e organizações na adoção de princípios nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção, em parceria com o Banco Mundial, chamada "Who Cares Wins" (em tradução livre, "Ganha quem se importa").
Texto: Comunicação CIEAM
Fabíola Abess
imprensa@cieam.org.br