CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Cieam espera que Temer resgate governabilidade do país

  1. Principal
  2. Notícias

16/05/2016

Quatro dias depois que o presidente em exercício Michel Temer (PMDB) assumiu a Presidência da República, a expectativa do presidente do Cieam (Centro da Indústria do Estado do Amazonas), Wilson Périco, é que Temer resgate a governabilidade do país e promova as correções necessárias nos rumos políticos e econômicos do Brasil, resgatando a confiança do consumidor e do investidor para que a economia retome o crescimento. Périco destacou a escolha de José Serra para ocupar o ministério das Relações Exteriores e acredita que ele tem condições de fazer um bom trabalho a frente da pasta.

“Essa expectativa não é somente do Cieam, mas de todo o povo amazonense. O Brasil precisa desempenhar um papel digno de seu tamanho no comércio exterior e para isso precisa desenvolver uma politica de relacionamento com outros mercados, outros países que impulsionem as relações econômicas com o mercado mundial. O Brasil pode e deve ter interações comerciais muito maiores que somente Cuba, mas também com os Estado Unidos e países da Europa e Chile entre outros. Acho que o novo ministro das Relações Exteriores, o José Serra tem condições de desempenhar esse papel”, afirmou.

De acordo com Périco, são apenas boatos as informações de que Michel Temer é ligado à Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), que teoricamente é um dos inimigos históricos da Zona Franca de Manaus, e que no seu governo o Polo Industrial de Manaus seria prejudicado. “Não temos maiores problemas com a Fiesp ou com o seu presidente Paulo Skaf. De qualquer forma temos uma diferença. Não defendemos interesses, defendemos ‘direitos’ assegurados pela Constituição”, afirmou.

Na avaliação de Wilson Périco uma das medidas imediatas na economia para amenizar a crise no país nesse período de incertezas e começar a mudar o quadro econômico no Brasil, seriam as relações comerciais com países de economia forte. “Não falo somente de mercados emergentes, falo de países que tenham uma economia forte onde possamos ter acordos comerciais que sejam além das commodities (mercadorias em inglês). O Brasil precisa resgatar o foco no comercio exterior, ter politicas de custo realmente fixadas para a exportação. Não podemos pensar em alavancar as exportações por conta da variação cambial favorável nesse momento. Mas, uma politica focada em competitividade no mercado internacional que nos permita exportar, produtos manufaturados com valor agregado aqui, alavancando empregos”, disse.

Mas, apesar da expectativa das mudanças sociais, políticas e econômicas em relação ao governo Temer, Wilson Périco está pessimista em relação a mudanças imediatas nos rumos econômicos do Brasil e acredita que infelizmente a queda na arrecadação e o aumento do desemprego devem continuar no Amazonas em 2016. Ele também citou a falta de infraestrutura energética, portuária e de comunicação que também prejudicam o desenvolvimento do país.

“Infelizmente não há perspectives de recuperação da economia a curto e médio prazo. O que estamos vivendo hoje não foi por conta de equívocos de meses atrás, foram varias medidas equivocadas de anos passados que nos trouxeram ate aqui. Serão necessárias varias medidas acertadas para reverter esse cenário e isso não se dará do dia para a noite. A deficiência na infraestrutura energética, portuária e de comunicação, e um problema em todo o Pais e no nosso caso é ainda pior”, lamentou Périco.

Fonte: Amazonas Atual

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House