01/10/2024
Em encontro conduzido pelo presidente do Conselho Superior do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM), Luiz Augusto Rocha, o candidato à prefeitura de Manaus, Wilker Barreto (PMN), apresentou suas propostas aos associados da entidade. A mesa contou também com a presença do conselheiro emérito do CIEAM, Iuquio Ashibe.
Wilker Barreto foi o sexto e último candidato recebido e questionado pelos associados. Entre suas propostas, destacou temas como segurança, geração de emprego e renda, educação, mobilidade urbana, tributos e sustentabilidade. Barreto ressaltou, em especial, a importância da Zona Franca de Manaus para a preservação ambiental. "Quem compra da Zona Franca ajuda a preservar o meio ambiente", afirmou.
Quanto à sustentabilidade, o candidato destacou o programa de governo: Manaus Sustentável, atribuindo valor às garrafas Pets, por exemplo, como um incentivo para a população não jogar em local impróprio. “A problemática do lixo em Manaus só será vencida, quando a prefeitura começar a olhar o lixo como riqueza. O plástico só deixará de ir para o igarapé, quando a população olhar como valor agregado, como em hoje, as latinhas de refrigerante e de cerveja. Nós vamos criar a cadeia da coleta seletiva. Manaus só tem hoje, 3% de coleta seletiva e não tem um centro de tratamento de resíduos”, disse.
O candidato destacou os recursos da cidade que o próximo prefeito vai administrar, algo em torno de R$ 9,5 bilhões. Segundo ele é preciso de gestão para o avanço da capital amazonense, à qual nos últimos anos, que sofre com a falta de planejamento e governança. “Nenhum prefeiturável está falando das finanças da prefeitura, mas, Manaus, começou 2024 com meio bilhão negativo. Como é que uma cidade pode estar preparada para dar qualidade de vida para uma população de mais de 2 milhões de habitantes, se a prefeitura encontra-se desordenada”, disse, acrescentando que seu maior desafio, caso assuma o executivo municipal, será de reequilibrar as contas da prefeitura.
Barreto, respondeu, ainda, aos questionamentos sobre segurança pública, principalmente no que diz respeito aos trabalhadores do Distrito Industrial, em que houve crescimento no número de assaltos, de 45, em 2023, para 60 assaltos registrados até o momento, em 2024. Também falou respondeu ainda sobre educação, ressaltando a valorização do profissional para desempenhar o trabalho com motivação. Sobre tributos e isenções a empresas do PIM, Barreto falou sobre o incentivo aos empresários.
“Tudo o que fizermos para a melhoria da atividade econômica daqueles que geram riqueza, isso volta. Hoje, a Prefeitura aumentou em 300 milhões de reais o IPTU, tirou os R$ 3 Bi da economia e isso não voltou em serviços. Não se pode pegar a ‘galinha dos ovos de ouro’ e estrangular, porque quem gera economia é a indústria, comércio e serviços”, defendeu.
O candidato também abordou a governança, mencionando a necessidade de implementação das certificações ISO 9000, que define diretrizes para a gestão da qualidade, e ISO 14001, voltada à gestão ambiental. Em resposta às perguntas sobre segurança pública, Barreto falou sobre o aumento dos assaltos no Distrito Industrial, que passaram de 45, em 2023, para 60 até o momento.
Ao final do encontro, o CIEAM entregou ao candidato um documento com propostas elaboradas pelos associados da entidade, voltadas para o setor industrial, encerrando o ciclo de reuniões especiais com os candidatos à prefeitura.
Cunhãs Comunicação
(92) 99983-6147 / 99242-8724
E-mail: ascom@cieam.org.br