27/10/2022
O Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM), realizou nesta quarta-feira, 26, a 294a Reunião de Diretoria, marcada por mais uma ação da mudança cultural em curso na entidade, a posse do primeiro presidente-executivo do CIEAM, Lúcio Flávio Morais de Oliveira. Esta evolução foi o ponto culminante da deliberação do Conselho Superior que determinou a última alteração do Estatuto Social, em agosto de 2020.
Estiveram presentes na ocasião desta reunião e posse, o Presidente do Conselho Superior do CIEAM, empresário Luiz Augusto Rocha, o superintendente da Suframa, general Algacir Polsin, além de membros da equipe da autarquia, o conselheiro do CIEAM e vice-presidente da Federação da Indústria do Estado do Amazonas (FIEAM), Nelson Azevedo, o diretor da Aliança Navegação, Erick Lourenço e a conselheira do CIEAM, Régia Moreira, que na oportunidade compuseram a mesa.
A iniciativa se alinha com o processo de profissionalização da entidade, que agora conta com um Presidente contratado que tem a responsabilidade de administrar o CIEAM, observando as determinações do Conselho Superior, órgão deliberativo da entidade composto pelas principais lideranças do Polo Industrial de Manaus, as disposições do Estatuto e a legislação vigente.
O primeiro presidente-executivo do CIEAM, Lúcio Flávio Morais de Oliveira participa do CIEAM há mais de 30 anos, tendo integrado o Conselho Superior da entidade, depois escolhido como conselheiro emérito, contratado como gestor administrativo e neste momento assume como presidente-executivo.
“Desde o ano passado eu tive a honra de compor o CIEAM como Conselheiro Emérito e desde outubro do ano passado fazendo a gestão administrativa e financeira do CIEAM e agora então assumindo a função de presidente-executivo, esta é uma grande mudança cultural, já que os presidentes anteriores eram eleitos pela Assembleia Geral. Gostaria de dizer que vamos cumprir todas as metas estabelecidas, um dos objetivos dessa função é cumprir as deliberações do Conselho Superior e vamos estar à disposição de todos os associados e seremos o mais diligente possível na solução dos problemas que venham a afligir os associados”, destacou Lúcio Flávio.
Diversificação produtiva
O general Algacir Polsin levou à mesa projetos da autarquia em andamento, como o ‘Amazônia 2040’ que tem debatido fóruns temáticos sobre os setores produtivos da região e a contratação da consultoria para a elaboração do Estudo de Prospecção de Produtos para o Polo Industrial de Manaus. O estudo de prospecção foi apresentado pelo coordenador Geral de Acompanhamento de Projetos Industriais da Suframa, Flávio Ramos, que abordou um resumo do estudo de prospecção de novos produtos. “Nossa ideia era buscar alguns tipos de produtos estratégicos, mas que a gente tivesse evidências claras de que haveria mercado num período médio de cinco anos”, explicou.
“A questão do IPI está parcialmente resolvida, mas nós não podemos congelar o nosso Polo Industrial com relação a futuros produtos, é uma preocupação que temos que ter nas futuras decisões, então nós decidimos buscar ao mesmo tempo novos produtos estratégicos, eu peço que a gente avance juntos na busca de novos PPBs de produtos para a nossa região e que efetivamente sejam de nosso interesse”, destacou.
Navegação na vazante
No último dia 19 de outubro, o CIEAM recebeu representante da PROA - PRATICAGEM DOS RIOS DA AMAZÔNIA OCIDENTAL e está acompanhando os efeitos da vazante na logística fluvial.
O Diretor da Aliança Navegação, Erick Lourenço, apresentou os impactos e as medidas tomadas pela empresa diante da vazante nos rios para a navegação na região.
“A restrição da passagem na barra norte onde os navios podem passar com 11 metros e meio na passagem do oceano para o rio e sempre historicamente o Tabocal, que tem uma passagem menor que na régua de Manaus em seis metros e agora um terceiro que é a enseada do Madeira que já apontou 3 metros de diferença com relação ao Tabocal, a gente tem que medir o que a gente vai carregar vinte dias antes, isso representou uma redução na carga dos nossos navios, as contingências estão sendo feitas, mas o serviço não foi suspenso, trouxemos navios menores”, disse Erick.
Ação Social Integrada
Durante o encerramento da reunião, a Conselheira Régia Moreira atualizou os participantes das atividades recentes da Ação Social Integrada do Polo Industrial de Manaus com destaque para o Dia das Crianças. No último dia 12 a Ação doou para mil crianças, kits da Coleção Mágica da IMPRAM e computadores para 09 instituições beneficentes em Manaus.
A ata de todos os itens debatidos na última reunião será enviada exclusivamente para os associados. A 295a Reunião de Diretoria será realizada no dia 23 de novembro, a partir das 17 horas.
Seja um associado da Indústria ou Prestador de Serviço à Indústria. Saiba mais pelo site www.cieam.com.br, telefone (92) 3627-3800 ou redes sociais linkedin.com/company/centrodaindustriam e facebook.com/centrodaindustriam
Fonte - Comunicação CIEAM
Texto - Fabíola Abess