
26/06/2025
O Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM) recebeu, nesta quarta-feira (25), a oficial de Parcerias Corporativas do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Diana Kraiser Miranda, durante a 344ª Reunião Ordinária de Diretoria da entidade. O encontro, realizado na sede do CIEAM, no bairro Vieiralves, reuniu associados em formato híbrido e teve como pauta principal a construção de uma parceria estratégica voltada ao desenvolvimento da região amazônica.
A proposta apresentada pelo Unicef visa integrar o setor industrial às ações já em curso nos 61 municípios do Amazonas, ampliando o alcance de iniciativas sociais e sustentáveis. Segundo Diana Kraiser, a união entre setor produtivo e instituições internacionais pode fortalecer a visibilidade das práticas empresariais responsáveis em âmbito local e global.
“O Unicef conseguiu a adesão dos 61 municípios do Amazonas e queremos fazer a indústria também chegar lá. Unir esforços e dar visibilidade aos trabalhos desenvolvidos pelas empresas em nível global, estadual e municipal”, disse.
Durante a reunião, o presidente executivo do CIEAM, Lúcio Flávio Morais de Oliveira, destacou a importância do alinhamento entre diferentes atores para promover soluções sustentáveis, inclusivas e eficazes para os desafios da Amazônia.
A agenda institucional contou ainda com atualizações da Comissão de ESG, conduzidas pela coordenadora Régia Moreira, que abordou as ações emergenciais de apoio às famílias afetadas pelas enchentes em municípios do interior e comunidades da capital, além de propor uma pesquisa para mapeamento de demandas relacionadas à destinação de resíduos sólidos.
Na área tributária e legislativa, foram apresentados os avanços do Projeto de Lei Complementar (PLP) 108/2024, que trata da criação do Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). O tema foi abordado por Saleh Hamdeh, representante da FIEAM/CIEAM em Brasília.
Saleh levantou alguns pontos do PLP, relevantes para a indústria, como Instituição do Sistema de Fiscalização; Processo Administrativo, Estrutura do Comitê, entre outros.
O coordenador da Comissão de Tributos do CIEAM, Moisés Silva e Saleh, falaram ainda sobre as orientações da Receita Federal para o período de transição do novo modelo tributário, conforme a Portaria nº 459/2025.
Encerrando a pauta, o coordenador da Comissão de Comércio Exterior, Celiomar Gomes, apresentou um panorama sobre a situação dos portos e os recentes diálogos com a Delegacia da Receita Federal em Manaus.
A reunião contou ainda com a participação do vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), Nelson Azevedo, e com a presença das novas empresas associadas ao CIEAM: Sodexo e JM Consultoria.
Ao final do encontro, o CIEAM reafirmou seu compromisso com a construção de parcerias institucionais que contribuam para o fortalecimento da indústria, com foco na sustentabilidade, na responsabilidade social e na competitividade da região amazônica.