28/06/2023
O presidente executivo do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM), membros do Conselho Superior e coordenadores de Comissões das entidades, o superintendente adjunto executivo, Frederico Aguiar e servidores da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) estiveram reunidos na sede da autarquia para reunir ideias para divulgar e realizar ações em parceria voltadas para os princípios ESG (da sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança).
Entre as lideranças participantes deste encontro realizado neste terça-feira, 27, estiveram presentes os membros do Conselho e coordenadores de Comissões e integrantes, os conselheiros Maurício Loureiro, Régia Moreira, Hamzah Nasser e servidores de carreira da Suframa das áreas de Recursos Humanos e Projetos.
A primeira iniciativa voltada para ESG soma a participação da Suframa nas Comissões do CIEAM de ESG, coordenadada pela Conselheira Régia Moreira e a Comissão de RH, sob a liderança de Silvana Aquino. Serão realizados eventos e ações de nivelamento para os servidores da Suframa para disseminar os princípios de ESG e promoção de debates sobre as questões de gênero voltadas para o empoderamento feminino nas indústrias e organizações.
Neutralização de carbono
Nesta sexta-feira, 30, o pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e engenheiro florestal, Niro Higuchi apresenta para o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva o projeto de pesquisa em andamento sobre a "Neutralização do Carbono do Polo Industrial de Manaus". A apresentação contem informações preliminares sobre emissões de CO2 e estoques das florestas do Amazonas. O evento dá início às ações em parceria entre o CIEAM e a Suframa. Segundo o estudo do cientista Niro, a floresta do Distrito Agropecuário troca com a atmosfera mais de 4 vezes por ano o seu estoque de CO2eq. Este número só foi possível de ser alcançado por meio da equação alométrica do LMF-INPA.
Fonte: Comunicação CIEAM
imprensa@cieam.org.br
Texto - Fabíola Abess
Fotos - Fernando Lemos