
07/08/2025
O presidente do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM), Lúcio Flávio de Oliveira, acompanhado de conselheiros da instituição, reuniu-se com o presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Márcio André Brito, nesta quarta-feira (6/8), em Brasília,
Os dirigentes do CIEAM e Inmetro discutiram estratégias de fortalecimento da indústria nacional, com foco especial no polo industrial da Zona Franca de Manaus.
Durante a reunião, o presidente do CIEAM apresentou demandas cruciais para a indústria local, que são preocupações dos associados e do polo industrial de Manaus. Entre os principais pleitos, estão:
- A otimização e desburocratização de todos os serviços, especialmente os de certificação no país;
- A necessidade de o Inmetro acreditar mais laboratórios no Amazonas, visando aumentar a infraestrutura da qualidade no estado.
Em resposta às solicitações do CIEAM, o presidente do Inmetro se comprometeu a otimizar e desburocratizar seus serviços, em particular os processos de certificação, visando facilitar o ambiente de negócios para a indústria.
Com a interlocução do CIEAM, o Inmetro irá acreditar (certificar) mais laboratórios, aumentando a cobertura e a infraestrutura de qualidade no Amazonas.
A Universidade Estadual do Amazonas (UEA), destacada como a primeira universidade a ser reconhecida pelo Inmetro, com investimento em seu laboratório, será um dos pontos de conexão para ampliar a instalação de laboratórios na indústria do Estado do Amazonas.
Diálogo do Setor Produtivo
Os dirigentes do CIEAM e Inmetro definiram, nessa reunião, que a próxima edição do programa "Diálogo do Setor Produtivo", onde o Inmetro ouvirá os pleitos e encaminhará as principais pautas da indústria, ocorrerá em Manaus ainda este ano.
O programa é considerado fundamental para a indústria expor suas dificuldades e buscar soluções.
“Este programa será uma plataforma essencial onde o Inmetro ouvirá os pleitos e encaminhará as principais pautas, principalmente na área regulatória”, disse o presidente do Inmetro.
Márcio André Brito expressou satisfação com o encontro, ao receber, em Brasília, o presidente do Cieam, Lúcio Flávio de Oliveira, e a diretoria para tratar dos assuntos que fortalecem a indústria nacional, principalmente no polo industrial na Zona Franca de Manaus.
Ele destacou que o Inmetro, que regulamenta cerca de 90% do setor produtivo, está avançando bastante para facilitar o ambiente de negócio da indústria.
Pauta de ações
Por sua vez, Lúcio Flávio de Oliveira, presidente do Cieam, enfatizou a importância do diálogo:
"É fundamental a oportunidade que o Inmetro está dando à indústria de falar das suas dificuldades, expor os seus problemas e analisar soluções para esses problemas. Nós tivemos a satisfação de receber só notícia boa nesta visita, que serviu para estreitar o relacionamento, com uma pauta de ações que vamos desenvolver em parceria com o Inmetro. Portanto, essa parceria vai ser de suma importância para o desenvolvimento da indústria instalada no polo industrial de Manaus”, declarou o presidente do Cieam.
Também participaram da agenda, o conselheiro do Cieam, Jeanete Portela, o coordenador da Comissão Cieam de Comércio Exterior, Celiomar Gomes, o representante Fieam/Cieam, em Brasília, Saleh Hamdeh.