23/01/2026
Em cerimônia realizada nesta sexta-feira, 23 de janeiro de 2026, no quartel-general do Exército, em Brasília, ocorreu a passagem do cargo de Comandante de Operações Terrestres (Coter).
O General de Exército Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves, ex-comandante militar da Amazônia, transmitiu a função ao General de Exército Kleber Nunes de Vasconcellos, em evento marcado pelo reconhecimento da trajetória de 47 anos de serviço do General Costa Neves à pátria.
A solenidade contou com a presença de lideranças industriais do Amazonas, que destacaram o legado do General Costa Neves durante seu período à frente do Comando Militar da Amazônia (CMA).
Para as lideranças do Centro das Indústrias do Estado do Amazonas (CIEAM) e da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), a atuação do General Costa Neves foi fundamental para o estreitamento de laços entre as Forças Armadas e o setor produtivo regional.
O presidente do Conselho Superior do CIEAM e vice-presidente da FIEAM, Luiz Augusto Rocha, ressaltou a importância estratégica do oficial para a integração regional.
"É uma satisfação poder prestigiar esse evento e fazer essa homenagem ao General Costa Neves, responsável, junto com o Centro da Indústria e a Federação da Indústria, pela criação do Condefesa Amazonas, instituição que integra a indústria e as Forças Armadas do nosso país", afirmou Rocha.
Complementando a visão institucional, o presidente da FIEAM e vice-presidente da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), Antônio Silva, classificou o general Costa Neto como uma personalidade icônica para a região.
"O General é o grande mentor de tudo isso que hoje está acontecendo aqui. Criamos o Condefesa Amazonas, que faz parte do sistema da CNI, e estamos prestando homenagem a este ícone por todo o trabalho realizado à frente do Comando Militar da Amazônia", declarou Silva.
Legado na Amazônia
O General Costa Neves, ao encerrar seu ciclo de quase cinco décadas no Exército, dedicou parte de seu discurso e reflexões à região amazônica, onde atuou por três anos comandando as áreas oriental e ocidental.
"A parte mais relevante da minha carreira foi a minha passagem pela Amazônia. Tenho orgulho de ter trabalhado para os amazônidas e na proteção das nossas fronteiras", afirmou o General.
Ele destacou ainda sua realização profissional na região e sua conexão com a cultura local.
"Sou um apaixonado pela Amazônia e pela sua cultura. Adorei ter cumprido missões de ajuda aos povos originários e ribeirinhos; fiz tantos amigos que a Amazônia realmente está no meu coração".
Desenvolvimento sustentável
Além da atuação operacional e humanitária, o general enfatizou que o desenvolvimento sustentável e a defesa da região dependem de ciência e tecnologia.
Ele relembrou seu empenho no projeto de levar o Instituto Militar de Engenharia (IME) para a região, constituindo o Instituto de Pesquisas do Exército na Amazônia, iniciativa que contou com o apoio das lideranças locais.
Transição e novo ciclo
A cerimônia, presidida pelo Comandante do Exército, General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, simbolizou não apenas a troca de liderança no Comando das Operações Terrestres, mas o fechamento de uma carreira pautada pela excelência e liderança estratégica.
O General Costa Neves agora segue para uma nova fase, voltada à família e a novos. Enquanto isso, o General Vasconcellos assume a missão de conduzir o preparo e o emprego da força terrestre brasileira.
© 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.