25/11/2024
No terceiro e último dia de Press Trip, o CIEAM, em parceria com a Fundação Amazonas Sustentável (FAS), proporcionaram para jornalistas da imprensa nacional a possibilidade de estarem na comunidade indígena Três Unidos, da etnia Kambeba, localizada à margem direita do Rio Negro.
À frente da comitiva esteve o Superintendente Geral da FAS, Virgilio Viana, acompanhado pelo Superintendente de Desenvolvimento e Institucional, Victor Saviati. Também fez parte da comitiva CIEAM o professor da FGV, Márcio Holland.
O professor Virgilio apresentou os trabalhos desenvolvidos na comunidade, destacando a parceria com as indústrias da Zona Franca de Manaus, mencionando ainda o ótimo relacionamento e o Termo de Cooperação entre a FAS e o CIEAM, que será consolidado na próxima semana.
“A Zona Franca não é franca, ela arrecada impostos, emprega e de forma indireta mantem a floresta em pé. Ela tem que se engajar com a prosperidade dos povos da floresta. Na próxima semana, estaremos anunciando uma parceria da FAS com o CIEAM. É uma aproximação explícita das empresas do Polo Industrial de Manaus com a agenda de sustentabilidade”, reforçou Viana.
Na oportunidade, os profissionais da imprensa puderam vivênciar localmente a realidade dos moradores, conhecendo o trabalho realizado para a melhoria e desenvolvimento da comunidade e das famílias.
A Press Trip foi uma iniciativa do CIEAM para aproximar a imprensa nacional da realidade do Polo Industrial de Manaus (PIM), contribuindo para a construção de pautas futuras sobre o tema.
Entre os depoimentos recebidos, o jornalista Plínio Aguiar, do portal R7, destacou:
”A comunidade Três Unidos é uma joia amazonense! A experiência de adentrar a floresta é única e enriquecedora! Ainda estou internalizando todos os momentos na floresta. E quero deixar os parabéns para a comunidade, que preserva e exalta toda a força da floresta brasileira com todo cuidado e proteção. Assim como as empresas e organizações parceiras que atuam na região. Estou extremamente grato pela oportunidade e experiência!”
Para mais informações, acesse o site do CIEAM em www.cieam.com.br e acompanhe as redes sociais da entidade.