CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

​CIEAM e EMS defendem Zona Franca como motor da indústria farmacêutica nacional

  1. Principal
  2. Notícias

06/08/2025

Presidente Luiz Augusto Rocha e diretora do Grupo NC, Juliana Megid, destacam resultados recordes, avanço da Novamed e necessidade de políticas públicas para inovação e competitividade

A Zona Franca de Manaus foi reafirmada, nesta quarta-feira (6/8), como eixo estratégico da soberania sanitária e da inovação farmacêutica nacional. A defesa contundente foi feita pelo presidente do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM), Luiz Augusto Rocha, que, ao lado do Conselho Diretor, participou do 4º. Fórum Saúde 2025, em Brasília, evento promovido pela Esfera Brasil, em parceria com a farmacêutica EMS.

O presidente destacou os resultados positivos de 2024, que ultrapassaram mais de R$ 200 bilhões de faturamento. “A Zona Franca de Manaus é um modelo que dá resultado. Somamos R$ 204 bilhões de faturamento em 2024 — um recorde que mostra que aqui se produz valor, emprego, inovação e saúde. E tudo isso com distribuição para todo o país. A fábrica da Novamed em Manaus é um primor. E esperamos muitas outras indústrias dessa atividade tão fundamental para a vida humana”, afirmou Rocha.


Para o presidente do CIEAM, a indústria farmacêutica instalada no Amazonas já demonstra sua capacidade de competir em escala nacional e internacional, desde que receba o reconhecimento e o suporte adequados. “O Polo Industrial de Manaus é um centro de excelência para o país. É preciso segurança jurídica, infraestrutura logística e visão estratégica para que ele seja valorizado como merece. O Brasil não pode abrir mão dessa base industrial se quiser ter autonomia em saúde”, completou.

Essa visão foi reforçada pela executiva Juliana Megid, diretora de Relações Institucionais do Grupo NC, holding que controla a EMS e a Novamed — unidade fabril instalada no Polo Industrial de Manaus (PIM). Juliana destacou que a empresa está dobrando a capacidade da planta e investindo em nova tecnologia farmacêutica. “Estamos levando para Manaus a forma farmacêutica orodispersível, que são aqueles filmes que se colocam no céu da boca e fazem efeito mais rápido. É uma inovação voltada para medicamentos como os de enxaqueca, que exigem resposta imediata. Estamos investindo porque acreditamos na Zona Franca de Manaus e em sua força produtiva”, afirmou.

Juliana ressaltou ainda que o Fórum é um espaço fundamental para aproximar tomadores de decisão e representantes da indústria nacional, permitindo o avanço de pautas regulatórias e estruturais essenciais para o setor. “A EMS é a maior farmacêutica do Brasil. Temos a maior fábrica de sólidos orais da América Latina em Manaus. E o que defendemos aqui é previsibilidade, agilidade, um ambiente regulatório que acompanhe a inovação. O Brasil tem um potencial absurdo. Mas precisamos que a Anvisa caminhe lado a lado com esse avanço tecnológico”, destacou.


O Fórum Saúde 2025 reuniu autoridades dos três Poderes, empresários e especialistas, com o objetivo de traçar uma estratégia nacional para a indústria da saúde. Entre os participantes estavam o vice-presidente Geraldo Alckmin, os ministros Alexandre Padilha, Gilmar Mendes e Antônio Anastasia, o presidente da Câmara Hugo Motta e o secretário da Reforma Tributária Bernard Appy. A participação ativa do CIEAM no Fórum Saúde 2025 reafirma seu papel como articulador nacional do setor produtivo da Amazônia e destaca que o Polo Industrial de Manaus pode e deve ser um dos caminhos estruturantes para o fortalecimento da rede farmacêutica brasileira, combinando inovação, escala produtiva, interiorização do desenvolvimento e soberania sanitária.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House