CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Cieam e auditores da RFB se reúnem para tentar evitar greve da categoria no AM

  1. Principal
  2. Notícias

19/05/2017

Reportagem produzida pela Assessoria de Comunicação do Centro da Indústria do Estado do Amazonas

O diretor executivo do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), Ronaldo Mota), representantes dos portos, armadores e despachantes, estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira (19) com representantes do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Amazonas (Sindifisco-AM), que recorreu à entidade para que intervenha junto à bancada do Amazonas para pressionar o Congresso à dar celeridade na aprovação da MP 765/16, que estabelece bônus de produtividade e eficiência para a carreira. Nessa semana, a categoria iniciou uma greve que começou na terça-feira, durou três dias e paralisou a liberação de cargas nos portos e aeroportos de todo o país. A preocupação do Sindifisco é em função da MP 756/16 perder sua validade no agora início de junho.

“Não podemos fazer mais do que estamos fazendo. Temos representante em Brasília que acompanha diariamente a movimentação da MP e mantém contato com todos os nossos parlamentares. O deputado federal Pauderney Avelino (DEM) tem tratado pessoalmente com eles. Agora, com a atual situação em que o país se encontra é natural que todas as Medidas Provisórias fiquem em segundo plano”, desabafou Ronaldo Mota, que enfatizou que em todas as greves quem sempre paga é o empresariado

De acordo com o diretor executivo, além da aprovação da MP 765/16 a categoria é contra a limitação da autoridade do auditor fiscal. “Os auditores têm um problema interno com os analistas tributários, que tentam, através de parlamentares, alterar os termos da MP, enquanto os fiscais querem que a mesma seja aprovada sem alterações. Enfatizamos que mantemos constante conversa com a bancada do Amazonas. Mas fica impraticável fazermos qualquer coisa com eles em greve”.

Ronaldo Mota informou que com a greve desta semana, de um total de 20 contêineres de exportação apenas dois foram liberados. “Até há uma certa compreensão por parte de alguns auditores, mas a maioria está disposta a entrar em greve. E a indústria não pode parar. Deixamos claro que caso os movimentos continuem o Cieam ajuizará mandado de segurança”, antecipou.

Por conta da instabilidade política e econômica que o país passa, esse não é o momento de greve, segundo Ronaldo Mota. O momento é de compreensão e união. “Sabemos que a responsabilidade deles é grande. Os auditores fiscais estão presentes em todos os portos e aeroportos do país. Como cidadãos é importante que eles repensem a greve. O momento é de união para ajudar o Brasil a sair desta situação, enfraquecer o sistema produtivo é um tiro no pé!”.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House