CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

​CIEAM destaca ações da indústria da Zona Franca de Manaus nas áreas Social, Ambiental e de Governança durante 1° Fórum ESG Amazônia

  1. Principal
  2. Notícias

26/03/2024

O “1° Fórum de ESG Amazônia – Desenvolvimento Sustentável na Indústria” promovido nesta segunda-feira (25), no auditório da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), apresentou casos concretos e levantou discussões construtivas sobre como as empresas podem integrar princípios de sustentabilidade em suas operações, considerando os aspectos Ambientais, Sociais e de Governança. Foram apresentados exemplos de iniciativas consolidadas nos pilares ESG em indústrias instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM).

O encontro foi realizado pelo Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM) por meio da Comissão de ESG da entidade, em parceria com a SUFRAMA, e apoio da mídia oficial do evento, Rede Amazônica de Rádio e Televisão e Amazon Sat.

Organizadora do Fórum, a coordenadora da Comissão CIEAM de ESG, Régia Moreira Leite, comentou sobre a iniciativa e frisou a necessidade do público conhecer as ações das indústrias do Polo Industrial de Manaus voltadas para a área de ESG. "Nós estamos no meio da floresta amazônica, no coração do mundo, estamos aqui para defender essa floresta amazônica e engajar todas as indústrias que aqui estão sobre a importância de ter os pilares de ESG em seus negócios e levar o público a conhecer que muitas empresas e indústrias instaladas na Zona Franca de Manaus (ZFM) já promovem regularmente medidas relacionadas ao tema", frisou a liderança.

Presente na mesa de abertura do evento, o presidente do Conselho Superior do CIEAM, Luiz Augusto Rocha, chamou as empresas a irem cada vez mais além do diálogo. "É importante ressaltar a singularidade da região amazônica, que, por sua biodiversidade incomparável, tem importância vital para o equilíbrio climático global e está no centro de todos os temas debatidos hoje. Nossa visão é ambiciosa. Queremos ir além do diálogo. Vamos criar um espaço de ação coletiva, onde as melhores práticas de sustentabilidade e governança serão compartilhadas e discutidas", pontuou.

Entre as autoridades presentes no Fórum, estavam o deputado estadual Wilker Barreto, representando a Assembleia Legislativa do Amazonas; o superintendente da SUFRAMA, Bosco Saraiva; a secretária Executiva-Adjunta de Relações Institucionais da Sedecti, Tayana Rubim, representando o Governo do Estado; o diretor de Relações Institucionais da Rede Amazônica, Phelippe Daou Neto e o Chefe de Comunicação Estratégica do Comando Militar da Amazônia (CMA), Coronel Luiz Cláudio.

Conteúdos

Os painéis interativos abordaram temas como a experiência ESG na Bemol, em palestra do CEO desta grande rede varejista instalada na região Norte, Denis Minev, líder em investimentos em energia renovável, internet e serviços financeiros na Amazônia.

O ESG foi debatido na prática em uma mesa temática com a explicação do nível de maturidade e o planejamento estratégico de empresas localizadas no PIM. Participaram desta mesa: Mediador, Marcelo Ramos - Gerente de Desenvolvimento Estratégico e Gestão ESG no SENAI CETIQT; Edson Cabral - Gerente de Projetos e Manutenção na BIC Amazônia; Yanna Carneiro - Coordenadora de RH e ESG na Visteon; Valéria Valente - Diretora da Flex Manaus e Hamzah Nasser - Diretor de operações na Electrolux Group em Manaus.

Ambiental, Social e Povos Originários

Ainda no pilar Ambiental, o sócio fundador da ECOA, Fábio Palma e o Diretor de Operações da empresa, Gustavo Gress apresentaram uma palestra sobre a Mensuração e Prestação de Contas em ESG.

Os povos originários também tiveram presença neste Fórum, com a participação da ativista climática e Conselheira de Cultura, Vanda Witoto que abordou o tema Economia Indígena e a Sustentabilidade da Vida na Amazônia.

No pilar Social, foi debatido o futuro da solidariedade no painel 'Construindo um Futuro Solidário’: ESG com IPEDS, Tutiplast e UCB com as participações de: Mediador, Jonivaldo Miranda - Head de Pessoas e Cultura Organizacional na Tutiplast; Glauce Galúcio - Diretora do Instituto IPEDS; Mariana Barrella - Head de Operações e Diretora-Executiva da Tutiplast e Marcelo Rodrigues - Vice-presidente de Negócios, Marketing e Inovação na UCB.

O evento foi encerrado com uma palestra sobre o 'Uso do investimento obrigatório em P&D para desenvolvimento da Agenda ESG na Amazônia' com a participação do Líder de Captação e Relacionamento do IDESAM, Paulo Simonetti e um momento de 'pitch network’ com interação entre os ouvintes dos painéis.


Texto e Foto: Fabíola Abess


Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House