
25/07/2025
Encontro destacou a viagem técnica a São Gabriel da Cachoeira e seus desdobramentos, além de estratégias para defesa da ZFM
O Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM) realizou, nesta sexta-feira (25/07), a 138ª Reunião Ordinária do seu Conselho Superior, reunindo conselheiros, lideranças setoriais e especialistas em formato híbrido. A pauta contemplou decisões estratégicas sobre ações institucionais em andamento e temas prioritários como ESG, Reforma Tributária e os desdobramentos da viagem técnica a São Gabriel da Cachoeira, com foco nas ações da Comissão CIEAM de ESG voltadas às necessidades do município.
A reunião foi aberta pelo presidente do Conselho Superior, Luiz Augusto Barreto Rocha, e contou com a presença do Presidente Executivo do CIEAM, Lúcio Flávio Morais de Oliveira; da Conselheira e Coordenadora da Comissão CIEAM de ESG, Régia Moreira; e do Conselheiro Hamizah Nasser.
Entre os destaques deliberados, estiveram os preparativos para a comemoração dos 46 anos do CIEAM, reforçando sua trajetória na construção de conhecimento técnico e institucional.
A missão institucional a São Gabriel da Cachoeira, realizada de 10 a 12 de julho, foi destaque nas apresentações. Os desdobramentos da visita foram conduzidos por Régia Moreira Leite, que liderará uma campanha de arrecadação de materiais, equipamentos eletrônicos e outros donativos para as comunidades do município.
A agenda também incluiu a participação do representante do CIEAM/FIEAM em Brasília, Sr. Saleh Hamdeh, que apresentou as propostas de atuação do Centro para o segundo semestre de 2025. Já o conselheiro Jeanete Portela abordou as atualizações sobre a regulamentação da Reforma Tributária.
O presidente do Cieam, Luiz Augusto destacou a importância da mobilização institucional em defesa do modelo econômico da região. “Precisamos que todas as entidades que defendem a indústria da Amazônia estejam mobilizadas e, mais do que nunca, dispostas a defender o modelo de desenvolvimento econômico amazonense. Esse é o meu apelo”, declarou, convocando os conselheiros a acompanharem a próxima agenda federal em Brasília.
Encerrando a reunião, o diretor-presidente da Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), General de Divisão R1 Ricardo Rodrigues Canhaci, apresentou os objetivos da empresa no Amazonas.
“O objetivo da IMBEL é iniciar tratativas para parcerias na obtenção de placas eletrônicas e outros componentes produzidos aqui na ZFM. Reconhecemos a capacidade e a qualidade industrial da região. Além disso, queremos ampliar nossa atuação junto à segurança pública local, gerando emprego e renda em benefício da sociedade”, afirmou.