27/09/2024
O Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM), esteve presente no lançamento do Relatório de 5 anos do Programa Prioritário de Bioeconomia (PPBIO), que aconteceu na sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), na quinta-feira (26/9). O Presidente Executivo, Lúcio Flávio Morais de Oliveira, avaliou de forma positiva a apresentação realizada pelo Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável (Idesam), entidade que coordena o programa.
“Essa apresentação é uma necessidade para demonstrar onde está sendo investido o recurso que a indústria destina à pesquisa e ao desenvolvimento. Nós, do CIEAM, que temos participação via Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (CAPDA), avaliamos que é importante acompanhar e objetivar os resultados”, explicou o Presidente Executivo do CIEAM.
O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, em discurso que abriu o eveto, ressaltou a importância da transparência do programa. "A Lei de Informática precisa mostrar resultados à sociedade. A transparência deve estar sempre em nossa agenda. Em cinco anos, o Idesam recebeu R$ 132 milhões e desenvolveu projetos maravilhosos, mas ainda estamos longe do ideal em termos de conscientização sobre a importância de investir na bioeconomia. O valor captado ainda é pequeno diante das necessidades de desenvolvimento da região", disse.
A apresentação foi realizada por Carlos Kury, diretor de Inovação e Bioeconomia do Idesam; Paulo Simonetti, Líder de Inovação em Bioeconomia; e, Rafael Gouveia, superintendente-adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica da Suframa.
Dentre os resultados, foi repassado que o PPBIO abrange 53 municípios em cinco estados da área de atuação da Suframa, com 35 projetos concluídos e 40 em andamento. "Desenvolvemos 156 produtos, processos e serviços, fortalecemos 22 cadeias produtivas, geramos 17 patentes e certificações, criamos 456 empregos e atingimos mais de R$ 2 milhões em faturamento de produtos desenvolvidos por startups apoiadas", pontuou Simonetti.
Cunhãs Comunicação
(92) 99983-6147 / 99242-8724
E-mail: ascom@cieam.org.br