19/03/2014
Chico Preto disse que as notícias não são nada boas, tendo em vista que o Governo Federal tenta apontar para uma solução nada sólida, que é iniciar um debate no sentido de que o pleito dos servidores da Suframa possa ser incluído no Orçamento de 2015, porém, sem garantia alguma. Enquanto isso, ele disse que o Polo Industrial de Manaus (PIM) sente nas suas dinâmicas diárias os reflexos dessa grave.
No Termo de Acordo, por meio do Ministério do Planejamento e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o deputado disse que o governo propõe a criação de um grupo de trabalho para, no prazo de 180 dias, discutir o assunto. “Se não há certeza de que essas discussões, com vistas a suspender o movimento de greve para que a Suframa retorne à normalidade, sejam concretizadas, fica difícil para a categoria paralisar o movimento”, disse.
Segundo Chico Preto, a projeção é que em 2014 o faturamento do PIM atinja R$ 100 bilhões; em 2013 faturou R$ 83 bilhões, o que representa um crescimento de 20%. “A economia brasileira não vai crescer nesse patamar, muito menos a mundial”, frisa o deputado, ressaltando que esse incremento precisa sensibilizar politicamente o Governo Federal a encontrar uma saída na justa medida a fim de que se traduza no contracheque dos servidores da Suframa em 2015.
“Esses trabalhadores precisam de uma garantia firmada em acordo público, ratificado pelo governo e sindicato da categoria, de que efetivamente seus salários serão reajustados no próximo ano”, disse Chico Preto lembrando que a discussão do tema na Aleam, na semana passada, alcançou seu objetivo, pois um número maior de agentes políticos está envolvido em encontrar solução, em Brasília, para a greve dos servidores da Suframa.
Os deputados Abdala Fraxe (PTN) e Conceição Sampaio (PP), em aparte, também se manifestaram sobre o tema, considerando a demora em encontrar uma alternativa para a greve dos servidores da autarquia “um descaso do Governo Federal para com o Amazonas”.
Fonte: Assessoria de Comunicação Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam)