29/10/2020
Fonte: ACRÍTICA
A empregabilidade é uma das principais preocupações do Governo do Estado. E o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) oferta, gratuitamente, cursos de qualificação profissional e técnicos profissionalizantes que atendam as demandas do mercado.
Conforme os últimos dados do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), apesar da gradual recuperação de vendas, a taxa de desemprego no Estado chegou a 17,9% em agosto, atingindo 286 mil amazonenses.
Um dos objetivos do Cetam é colaborar para a redução desses números. “Nosso compromisso é com a qualificação profissional. E estamos mantendo contato com diferentes órgãos visando a absorção desses formandos no mercado de trabalho”, afirmou o diretor-presidente do Cetam, Professor Dr. José Augusto de Melo Neto.
Esta semana, a direção do Cetam esteve reunida com o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Antônio Silva. O professor José Augusto destacou as ações realinhadas ao Governo do Estado, principalmente a oferta de cursos na área da Indústria 4.0.
“Nos próximos dois anos iremos instalar laboratórios técnicos que enriquecerão o aprendizado. Também ampliaremos as parcerias institucionais com a intenção de gerar empregabilidade a alunos e ex-alunos do Cetam”, destacou o diretor-presidente da instituição.
Em números
286 mil Amazonenses estão desempregados. Os números são do Centro da Indústria do Estado do Amazonas e corresponde a uma taxa de desemprego de 17,9% em agosto.
Metas para 2021/2022
Nos próximos dias, o professor José Augusto se reunirá com a direção da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas (Fecomércio/AM). Ele vai apresentar as metas do Cetam para 2021/2022 e ver de que forma a entidade poderá contribuir para a inserção, no mercado de trabalho, de pessoas formadas pelo Centro.
Ampliação da oferta de cursos
Ontem, o Cetam esteve presente na 287ª Reunião Ordinária do Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Codam), órgão colegiado vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti).
Por meio de teleconferência presidida pelo titular da Sedecti e vice-presidente do Codam, Jório de Albuquerque Veiga Filho, o Professor Dr. José Augusto de Melo Neto apresentou o Cetam e falou o que pretende fazer nos próximos dois anos. Destaque para a ampliação em 64% da oferta de cursos profissionais ofertadas gratuitamente à população.