CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Celebração da Indústria Amazonense

  1. Principal
  2. Notícias

28/05/2019

Reportagem publicada pelo Jornal do Commercio

Em concorrido evento na noite de sexta-feira (24), no auditório do Clube do Trabalhador do Sesc, promovido pela Fieam (Federação das Indústrias do Estado do Amazonas) e Cieam (Centro da Indústria do Estado do Amazonas) com a presença das principais autoridades do Estado, além de dezenas de empresários, foi realizada a festa do Prêmio Industrial 2019, com a entrega de diplomas e medalhas para a Empresa Exportadora do Ano (Recofarma Indústria do Amazonas Ltda), da Medalha da Ordem do Mérito Industrial Moysés Israel (desembargador Flávio Humberto Pascarelli Lopes), e para os grandes homenageados da noite, o Microindustrial do Ano (professor Schubert Pinto) e o Industrial do Ano (empresário Roberto Graziano).

O evento foi aberto pelo empresário Antonio Silva, presidente da Fieam, que falou ser aquela sessão muito especial "porque premia pessoas que lutam pelo desenvolvimento do Estado".

Pelo oitavo ano consecutivo a Recofarma recebeu o prêmio de Empresa Exportadora do Ano.

"Em 2018 exportamos US$ 194 milhões com crescimento de 2% a mais do que em 2017, e cm previsão de mais crescimento em 2019", falou Alexandre Fernandes, executivo que representou a empresa.

Flávio Pascarelli fez uma homenagem ao empresário Moysés Benarrós Israel, que dá nome à medalha que ele recebera, lembrando do homem íntegro que era e como gostava de ajudar ao próximo. Moysés Israel, morto em 2016, aos 92 anos, foi um dos fundadores da Fieam e um dos grandes empresários amazonenses, sócio do Grupo Sabbá. A medalha é outorgada a cada dois anos a um nome de destaque no Amazonas.

Em seguida a esses dois reconhecimentos, subiram ao palco os grandes homenageados da noite, o Microrindustrial do Ano, Schubert Pinto e o Industrial do Ano, Roberto Graziano.

Duas histórias de sucesso

Shubert lembrou da história que sempre gosta de contar, de quando era professor da Ufam, sobre as pesquisas, teses e dissertações de mestrado e doutorado que via se acumularem nas estantes e prateleiras da instituição sem nunca se concretizarem.

"Um dia resolvi pegar aquelas descobertas, principalmente sobre plantas amazônicas, e transformar tudo em produtos que as pessoas pudessem utilizar. Surgiu, assim, a Pharmakos D'Amazônia. Em 2001 começamos com três colaboradores, produzindo 500 frascos de cosméticos por dia. Hoje temos 40 colaboradores e produzimos 40 mil frascos por dia, com portfólio de 70 produtos", falou.

Roberto Graziano se emocionou ao lembrar que "nunca imaginei, há 35 anos, quando comecei atrás de um balcão, junto com meus pais, em São Paulo, me tornar um empresário de sucesso", contou. "Os empresários da indústria são verdadeiros heróis por sobreviverem em um mercado tão perverso, ainda assim são a força motriz para o desenvolvimento do país", completou.

Graziano conseguiu muitos aplausos ao destacar que chegara onde chegou graças ao pais, presentes ao evento, que o ensinaram com atitudes e exemplos.

O prefeito Arthur Neto encerrou a cerimônia de premiação falando algumas palavras sobre cada um dos homenageados e dizendo o quanto pessoas e instituições como eles são importantes para o Amazonas.

As grandes homenageadas

Pharmakos D'Amazônia

A Pharmakos D'Amazônia está presente na maioria das drogarias de Manaus e possui representantes e distribuidores em alguns Estados do Brasil, como São Paulo, Paraíba, Pará, Boa Vista, Rondônia, Ceará, Maranhão e Florianópolis.

No final de abril, a empresa inaugurou a primeira loja fora do país, localizada na cidade de Matosinho, no distrito de Porto, em Portugal. Ainda em escala experimental, a loja oferece amostra dos produtos feitos pela empresa em Manaus. Atualmente tenta conseguir registro na União Europeia porque há interessados na Suíça, Espanha e Itália.

Nos Estados Unidos da América, a empresa tem depósito em Miami e pretende expandir para Orlando.

Magnum/Mg Gold

A Magnum é a maior fábrica de relógios da América Latina, com uma capacidade de produção na casa dos dez milhões de relógios/ano, dos quais 70% são da marca Champion.

O forte da Magnum é o mercado interno, principalmente os Estados das regiões Sul e Sudeste, com um esquema de distribuição que utiliza pelo menos dez mil pontos de vendas no país.

A diversificação dos negócios do grupo, através da MG Gold, primeiro com as lojas e depois com a fabricação de óculos de grau e solar, aconteceu de forma natural.

A MG Gold atua na fabricação do seu próprio material e no desenvolvimento do design das jóias, além de oferecer serviços terceirizados para empresas como a H.Stern, que buscam apenas a manufatura. A empresa é a mais equipada fábrica de manufatura de ouro da América do Sul e uma das cinco mais completas do mundo, com 95% dos equipamentos importados da Itália, referência mundial de qualidade no segmento.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House