CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Câmbio e fim das eleições ajudaram confiança da indústria, diz FGV

  1. Principal
  2. Notícias

26/11/2014

A estabilização do câmbio em um patamar acima de R$ 2,50, aliada ao fim das eleições presidenciais, influenciou a alta do Índice de Confiança da Indústria (ICI), divulgado nesta quarta-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV), que subiu 3,6% em novembro ante outubro, na visão de Aloísio Campelo, superintendente adjunto para ciclos econômicos da FGV.

O preço do dólar em relação ao real, ressalta Campelo, é a variável macroeconômica que influi mais rápido no nível de confiança do empresariado da indústria. “Essa manutenção de um patamar em desvalorização mais alta já causa algum impacto, o que aparece na situação atual”, diz.

De fato, o Índice da Situação Atual (ISA), que compõe do ICI, subiu 8,3% em novembro ante outubro. Esse indicador sintetiza a percepção do empresariado sobre a semana, estoques e a confiança. De 14 setores ouvidos na pesquisa, dez relataram melhora na situação atual e quatro piora. O ISA vinha registrando queda nos últimos nove meses. “Foi a parte que mais puxou a confiança total pra cima. E isso tem muito a ver com essas duas mudanças no cenário: câmbio e fim das eleições”, diz Campelo.

Fonte: Valor Econômico

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House