CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Cabotagem conquista espaço como opção logística vantajosa e econômica para as empresas

  1. Principal
  2. Notícias

30/07/2021

O cenário das matrizes logísticas no Brasil está evoluindo, e a navegação tem conquistado maior representatividade. Com um mercado em expansão, a cabotagem cresce em média dois dígitos ao ano. Isso acontece pois o Brasil é um país com grande número de rios e extenso litoral, com mais 14 opções de portos atendidos pela cabotagem. Além disso, cerca de 80% da população brasileira, e grande parte das indústrias, está localizada em até 200 km dos cerca de 8,5 mil quilômetros de costa litorânea.

Com preços mais competitivos, sobretudo em distâncias a partir de 1.200 Km, a cabotagem se mostra uma opção logística vantajosa para empresas de todos os portes. “Além de possibilitar redução de custos logísticos graças à menor ocorrência de acidentes e segurança da carga, o transporte também apresenta baixo impacto ambiental. Quando comparado a outros modais, chega a emitir até cinco vezes menos CO2, principal responsável pelo efeito estufa”, destaca José Roberto Duque, CCO da Mercosul Line, subsidiária do Grupo CMA CGM, líder mundial em navegação e logística, e que oferta cabotagem e serviços logísticos integrados."Estamos aqui para mostrar aos clientes os benefícios e facilidades da cabotagem e como utilizá-la para poder potencializar os resultados logísticos de suas empresas. Todos são muito bem-vindos”, completa.

Com três linhas de atuação – BRACO, PLATA e NEXCO, a Mercosul Line atende mais de 1000 cidades, conectando regiões de norte a sul do Brasil e também à Argentina e ao Uruguai. “Como um exemplo de sucesso, é importante destacar o mercado de Manaus e sua importância para o continente. Esse é o lugar onde a cabotagem se solidificou rapidamente e onde nós somos os principais fornecedores locais também”, afirma Duque.

Logística integrada

A forma como a Mercosul Line possibilita a diversificação da cadeia logística das empresas gera ganhos ao diminuir riscos para a carga e custos associados a isso. “Hoje, a maior parte dos nossos clientes compra o serviço com uma porta envolvida (origem/destino). O cliente busca por serviços logísticos integrados (terrestre + marítimo), da planta/fábrica do vendedor até a localidade do comprador. O fato de termos outras empresas no Grupo CMA CGM com grande experiência de anos no ramo, nos habilita a oferecer uma ampla gama de opções customizadas de porta a aos nossos clientes, e oferecer novas soluções logísticas e de transportes, mais eficientes, e que respeitam cada vez mais as necessidades tanto das pessoas quanto do planeta, estando no centro ambição do Grupo CMA CGM, representada por BETTER WAYS, nossa nova assinatura”, afirma Duque.

Fonte: Portogente

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House