18/11/2013
O mototaxista Cleberson Braga, 33, passa diariamente pela Avenida Buriti, uma das principais vias do bairro. O percurso, repleto de buracos nos dois sentidos, culminou em um acidente de trânsito há 15 dias, quando o trabalhador sofreu queimaduras e cortes no corpo inteiro, além de um prejuízo de R$ 600, após perder o controle da motocicleta.
“O carro que vinha na minha frente freou repentinamente quando viu os buracos e, pra evitar a colisão, levei a moto para outro lado. Com isso, perdi o controle e caí”, contou ele.
Em dezembro do ano passado, um convênio entre a Superintendência da Zona de Franca de Manaus (Suframa) e a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) destinou recursos de R$ 104 milhões para a recuperação de 33 ruas do bairro, totalizando 58km de pavimentação.
Sete meses depois da assinatura do convênio, em julho, as obras começaram em ritmo acelerado. O trecho da Avenida Buriti, que compreende a Bola do Armando Mendes e o Residencial Eliza Miranda, chegou a ser completamente recapeado no sentido Japiim. No entanto, segundo moradores, há mais de dois meses não há qualquer trabalho no local.
Seinfra nega paralisação de serviços no bairro
Apesar da reclamação dos moradores e motoristas, a Seinfra nega que as obras tenham sido paralisadas. Segundo a assessoria de imprensa da secretaria, as obras estão em pleno andamento e com ritmo normal.
“Contudo, por conta das constantes chuvas neste período, observamos uma leve diminuição no ritmo das obras”, diz uma nota da secretaria, sem precisar quando as obras serão concluídas.
A Seinfra afirma ainda que “está com as ações bem adiantadas em algumas ruas, que são a Rua Balata, Rua Ipê, Rua Cupiúba, Avenida Buriti I e Autaz Mirim, Av Abiurana c/ Buriti, Av. Abiurana c/ BR-319, Rua Javari, Rua Jutaí e Rua Matrinxã”.
Nas duas vezes que a reportagem esteve na Avenida Buriti, não foram vistas obras no local e ainda foi constatado que o mato está invadindo a rua, ocupando a calçada e obrigando os pedestres a caminharem na via, correndo riscos de atropelamento.
Fonte: Portal D24am.com