CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Britânicos promovem seminário sobre eficiência energética em Manaus

  1. Principal
  2. Notícias

03/06/2014

Os incentivos, os entraves e a busca de soluções tecnológicas em favor do desenvolvimento do setor de energia entre o Brasil e o Reino Unidos serão temas da conferência “Eficiência Energética: ganhos locais, impacto global”, promovida pela embaixada britânica no ambito da Copa do Mundo nas cidades que sediarão o evento. A programação começa nesta quarta-feira, dia 4, no auditório da Suframa, com uma apresentação do secretário de estado de Planejamento Airton Claudino sobre as potencialidade de negócios no setor. No dia 5, dia quando se comemora o Dia Internacional do Meio Ambiente, os debates acontecem no auditório da Federação das Indústrias do Amazonas, às 13h.

Manaus, além de ser uma das cidades sedes vem registrando taxas de crescimento expressivas e detém grande estoque de biodiversidade e recursos naturais, e em tentando buscar o desenvolvimento do uso de energias limpas e sustentáveis, destacaram os organizadores do evento da embaixada birtânica.

O secretário de estado de Planejamento Airton Claudino disse que a busca por alternativas de eficiência energética é um compromisso do governo do Amazonas. “Temos potencial inestimável de aproveitamento de recursos naturais para a geração de energia limpa, precisamos de uma rede que una produção de tecnologia e investidores”, resumiu.

A conferência organizada pelo governo britânico pretende discutir os marcos regulatórios do mercado de energia e os incentivos disponíveis nos dois países para iniciativas de eficiência energética para indústria e consumidor residencial. O evento faz parte do calendário GREAT Britain House, iniciativa da campanha Great Britain que realizará cerca de 20 atividades durante o período da Copa do Mundo no Brasil.

Durante a conferência, o embaixador vai lançar o projeto "Applying UK Expertise to Develop a Smarter Grid" (Aplicando a Experiência do Reino Unido no Desenvolvimento de uma Rede Elétrica Inteligente). O objetivo é realizar um mapeamento aprofundado do cenário brasileiro de Energia e verificar os incentivos e barreiras para a implantação de sistemas de redes inteligentes, a fim de melhorar os níveis de eficiência energética no Brasil. Em março de 2016, será apresentado um relatório final com os resultados do estudo.

Parceiros nacionais envolvidos no projeto incluem a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (CEPEL) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Eletrobras. Seis empresas britânicas vão participar da conferência em Manaus, entre elas a Carbon Descent, Carbon Trust, Energy Saving Trust,Globosense, CGI e Dialight. Ao final do evento, haverá Rodada de Negócios entre empresas do Brasil e do Reino Unido, a fim promover parcerias.

Programação

A palestra de abertura do evento na Fieam, dia será de Afonso Henriques Moreira Santos, Professor do Centro de Excelência em Eficiência Energética da Universidade de Itajubá. O primeiro painel terá como foco a responsabilidade da indústria no uso racional de energia e, na sequência, será discutido o papel do consumidor residencial e das distribuidoras de Energia no incentivo a novos padrões de consumo. A importância da conscientização do uso racional de energia será debatida por Chris Dunham, diretor geral da Carbon Descent, consultoria que atuou em iniciativas do governo brasileiro durante a estruturação do Plano Nacional de Eficiência Energética. Participação confirmada também de Carlos Eduardo Cabral Carvalho, Assessor da Diretoria da ANEEL, Marcos Aurélio Madureira da Silva, presidente da Eletrobras Amazonas Energia, e Renata Falcão, superintendente de Eficiência Energética da Eletrobras.

Fonte: Assessoria de Comunicação Seplan

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House