03/06/2014
Manaus, além de ser uma das cidades sedes vem registrando taxas de crescimento expressivas e detém grande estoque de biodiversidade e recursos naturais, e em tentando buscar o desenvolvimento do uso de energias limpas e sustentáveis, destacaram os organizadores do evento da embaixada birtânica.
O secretário de estado de Planejamento Airton Claudino disse que a busca por alternativas de eficiência energética é um compromisso do governo do Amazonas. “Temos potencial inestimável de aproveitamento de recursos naturais para a geração de energia limpa, precisamos de uma rede que una produção de tecnologia e investidores”, resumiu.
A conferência organizada pelo governo britânico pretende discutir os marcos regulatórios do mercado de energia e os incentivos disponíveis nos dois países para iniciativas de eficiência energética para indústria e consumidor residencial. O evento faz parte do calendário GREAT Britain House, iniciativa da campanha Great Britain que realizará cerca de 20 atividades durante o período da Copa do Mundo no Brasil.
Durante a conferência, o embaixador vai lançar o projeto "Applying UK Expertise to Develop a Smarter Grid" (Aplicando a Experiência do Reino Unido no Desenvolvimento de uma Rede Elétrica Inteligente). O objetivo é realizar um mapeamento aprofundado do cenário brasileiro de Energia e verificar os incentivos e barreiras para a implantação de sistemas de redes inteligentes, a fim de melhorar os níveis de eficiência energética no Brasil. Em março de 2016, será apresentado um relatório final com os resultados do estudo.
Parceiros nacionais envolvidos no projeto incluem a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (CEPEL) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Eletrobras. Seis empresas britânicas vão participar da conferência em Manaus, entre elas a Carbon Descent, Carbon Trust, Energy Saving Trust,Globosense, CGI e Dialight. Ao final do evento, haverá Rodada de Negócios entre empresas do Brasil e do Reino Unido, a fim promover parcerias.
Programação
A palestra de abertura do evento na Fieam, dia será de Afonso Henriques Moreira Santos, Professor do Centro de Excelência em Eficiência Energética da Universidade de Itajubá. O primeiro painel terá como foco a responsabilidade da indústria no uso racional de energia e, na sequência, será discutido o papel do consumidor residencial e das distribuidoras de Energia no incentivo a novos padrões de consumo. A importância da conscientização do uso racional de energia será debatida por Chris Dunham, diretor geral da Carbon Descent, consultoria que atuou em iniciativas do governo brasileiro durante a estruturação do Plano Nacional de Eficiência Energética. Participação confirmada também de Carlos Eduardo Cabral Carvalho, Assessor da Diretoria da ANEEL, Marcos Aurélio Madureira da Silva, presidente da Eletrobras Amazonas Energia, e Renata Falcão, superintendente de Eficiência Energética da Eletrobras.
Fonte: Assessoria de Comunicação Seplan