CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Brasil dos sonhos pode abrir mão da Zona Franca

  1. Principal
  2. Notícias

28/08/2018

Paulo Takeuchi

Diretor da FIEAM

paulo_takeuchi@honda.com.br

Apesar das incertezas políticas e econômicas, o mercado de Duas Rodas continua registrando números positivos e, se mantivermos o ritmo atual, poderemos encerrar este ano com volume 11% acima do produzido em 2017. Ainda estamos muito distantes dos mais de dois milhões de unidades fabricadas em 2011, mas, ao menos, iniciamos uma pequena recuperação.

A ociosidade na indústria e na cadeia produtiva continua elevada, não permitindo a criação de novos empregos em curto prazo, e isso retrata a situação geral do País no que diz respeito ao índice de desemprego. Aliado ao prejuízo na produtividade, o reflexo das medidas após a greve dos caminhoneiros aumentaram os custos de transporte e insumos adquiridos. Além disso, em breve, surgirão os impactos da alta do dólar em função da incerteza das eleições.

Mesmo com todas essas adversidades, estamos sempre nos empenhando para buscar alternativas e tomar medidas que não afetem os consumidores. Afinal, a razão da nossa existência é justamente atender as necessidades dos nossos clientes. Da mesma forma, a razão da existência do governo e de toda sua estrutura é servir e satisfazer a população.

Por isso, é muito importante que todos acompanhem o processo eleitoral, escolham conscientemente seu candidato e votem corretamente. Vamos nos unir e acreditar que poderemos ajudar a melhorar o Brasil! Temos que imaginar que não teremos mais a Zona Franca de Manaus e seus incentivos fiscais. Isto porque o país estará integrado em todos os Acordos Comerciais Internacionais, o que significa livre comércio com a Europa, Estados Unidos, Ásia e toda a América Latina.

As mercadorias entrarão e sairão sem burocracia e impostos. Todos os portos e aeroportos brasileiros, inclusive o de Manaus, serão modernos, equipados e eficientes. Funcionarão 24 horas, com energia elétrica de sobra e rede de transmissão de dados de última geração. Todos os controles serão eletrônicos e consolidados, permitindo fiscalização online de modo a não haver o menor risco de sonegação e fraudes de qualquer natureza: desde veículos, em licenciamento e, até, em multas para pessoa física.

Manaus terá, além de excelentes serviços fluviais, ao menos duas rodovias modernas que ligarão a capital do Amazonas às demais regiões do Brasil e municípios do estado que serão atendidos com inédito sistema aéreo/fluvial e contarão com infraestrutura e serviços invejáveis. Problemas de educação, saúde e segurança serão coisas do passado e não faltará emprego para quem quiser trabalhar.

Ocorrendo o cenário imaginário descrito, podem acabar logo com a ZFM, mas, se ao contrário, não houver nenhuma melhoria de Infraestrutura e serviços ou planos para mudar a atual realidade, por favor, protejam a ZFM e seus incentivos! Eles serão essenciais para a sobrevivência do Amazonas e, consequentemente, para o pais e parte do mundo que depende da nossa biodiversidade.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House