CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

BR-319: ou nos mobilizamos, ou ela não sai!

  1. Principal
  2. Notícias

08/07/2020

Fonte: Editorial Jornal do Commercio

Quase todos nós que moramos no Amazonas somos favoráveis à pavimentação total da rodovia BR-319, que liga Manaus a Porto Velho, em Rondônia, e daí ao restante do país. Ocorre que um lobby poderoso, que reúne poderosos ambientalistas e empresários inescrupulosos, com apoio do Ministério Público Federal, impede qualquer iniciativa do Governo Federal de dar trafegabilidade ao único acesso terrestre do Estado e de Roraima a todo território nacional.

O argumentos dos contrários são sempre os mesmos: o risco de uma colossal devastação da parte mais preservada da floresta amazônica – justamente o território amazonense. Ocorre que todo o percurso da BR-319 já está protegido por um mosaico de parques e áreas de conservação. E não se trata de construir uma nova rodovia. Ela já existe, desde 1976.

Uma pergunta não pode calar: por que não aumentou a devastação às margens da BR-174 (Manaus-Boa Vista) depois da recuperação total da estrada? Já lá se vão mais de 15 anos depois que isso aconteceu e nenhuma previsão catastrófica dos ambientalistas se materializou.

Por que só o Amazonas e Roraima não têm direito de sair do isolamento? Por que somos condenados a pagar caro para visitar ou trabalhar no restante do país? Por que somos impedidos de desenvolver ainda mais nosso território, com a facilitação do transporte de passageiros e cargas?

É injusto com o Amazonas! É injusto com Roraima! E se as sociedades roraimense e amazonense não se mobilizarem e não pressionarem, a Justiça Federal mais uma vez vai atender aos apelos do Ministério Público e cancelar tanto o edital para a recuperação do trecho inicial, nas proximidades do município do Careiro Castanho, quanto as obras de manutenção do famigerado “trecho do meio”.

Não dá pra ficar apenas em manifestos nas redes sociais. É preciso sair às ruas, ir para a frente do Ministério Público Federal e da Receita Federal mostrar que queremos sair do isolamento.

Chegou a hora! Não dá mais para ficar sentado no sofá revoltando, observando apenas, enquanto estrangeiros agem para tirar os nossos direitos. Envie mensagens aos procuradores e aos juízes federais. Vamos convencê-los que não dá mais para retardar o desenvolvimento de nossos Estados.

Vamos à luta pela BR-319!

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House