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BR-319: 52 Km de pavimentação prestes a sair do papel

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16/06/2021

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A primeira parte das obras de restauração da BR-319 irão custar ao Governo Federal um montante de R$ 165,7 milhões. As obras compreendem a um trecho de 52km, entre os quilômetros 198 e 250 da rodovia que liga Manaus a Porto Velho (RO).

Nesta terça-feira, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, publicou vídeos das máquinas sendo levadas para os pontos onde as obras vão acontecer. O ato foi chamado de 'mobilização inicial' para antecipar ao máximo trabalhos que antecedem as obras, como estoque de materiais (brita, areia e insumos), máquinas, canteiro e usina de asfalto.

A intenção é que, tão logo comece o chamado 'verão amazônico', onde as chuvas tendem a cessar na região, a pavimentação do trecho comece já com sua capacidade máxima de execução. Segundo o ministério, uma estratégia similar foi adotada na BR-163, no Pará. "Uma mobilização para, após liberação da primeira leva de projetos, ter início imediato, aproveitando ao máximo a janela climática", destaca texto do Ministério.

ASSINATURA DO CONTRATO


O contrato para a obra foi assinado em dezembro do ano passado, dois meses depois que o ministro havia visitado Humaitá, município no Amazonas por onde passa a rodovia. O primeiro trecho a ser pavimentado é conhecido como 'Lote Charlie' e vai do quilômetro 198 ao 250 da rodovia.

Em publicação no Twitter, o vice- presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos, fez elogios aos esforços do ministro para a retomada das obras, mas afirmou que é preciso cautela, uma vez que o trecho mais problemático da rodovia ainda não está com a documentação necessária para ser pavimentado. "O problema da BR-319 sempre foi esse trecho do meio, ainda sem licenciamento".

O chamado trecho do meio tem mais de 100 quilômetros de extensão e ainda carece de licenciamento ambiental para que possa ser recuperado.

A rodovia é uma importante via de ligação entre os estados do Ama- zonas e de Rondônia. As obras de pavimentação do Trecho C aproveitarão o traçado já existente da rodovia, mantendo a largura da plataforma, com duas faixas de rolamento e dois acostamentos. Para facilitar a parada em segurança dos veículos, serão implantados recuos.

O segmento também contará com passagens de fauna aéreas e subterrâneas, com cercas direcionadoras para garantir a preservação dos animais que cruzam a estrada e, ainda, serão recuperadas áreas degradadas nas adjacências da rodovia. Serão mais de mil mudas nativas plantadas. Foram previstos, ainda, sistemas de drenagem para preservara integridade da pista.

Benefícios

Promover a trafegabilidade da rodovia BR-319 durante todo o ano vai garantir o funcionamento de serviços essenciais, como fluxo de ambulâncias, medicamentos, alimentos, combustíveis e linhas de ônibus.

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