11/03/2022
Depois da intensa queda de braço em Brasília, parece que tudo caminha para um final feliz em torno da novela sobre a redução da alíquota do IPI.
Até o próximo dia 1° de abril, o governo federal deverá divulgar o novo decreto que mantém a competitividade da ZFM e os empregos no Estado, segundo anunciou ontem, em coletiva à imprensa, o governador Wilson Lima, agora filiado ao União Brasil.
Estima-se que a assinatura do ato presidencial preservando os benefícios fiscais da Zona Franca pode acontecer entre os dias 17 e 18 de março, quando o presidente Jair Bolsonaro (PL) visitará o município de Apuí (distante 1.097 quilômetros de Manaus) para entregar títulos de terras.
Enquanto isso, técnicos da Receita Federal e da Sefaz estão se debruçando nas análises do novo texto que promove alterações no decreto presidencial original. Os estudos são criteriosos.
E cada trecho do documento exige uma interpretação criteriosa para afastar eventuais ameaças às atividades das empresas instaladas em Manaus.
A equipe econômica do governo federal garante que o Amazonas continuará gozando das vantagens comparativas que beneficiam, hoje, mais de 500 indústrias dos mais diversos segmentos e motivam a captação de novos investimentos.
Agora, cabe ao Estado exigir que Bolsonaro cumpra o acordo fechado em Brasília com as lideranças empresariais e políticas da região.
Fonte: JCAM - Frente & Perfil