12/04/2022
Em encontro com o deputado federal Átila Lins (PSD), na última segunda-feira (11), o presidente Jair Bolsonaro (PL) disse estar estudando a melhor solução para isentar os produtos da Zona Franca de Manaus, protegidos pelo PPB (Processo Produtivo Básico), dos efeitos nocivos do decreto que reduz a alíquota do IPI em 25%.
Em mais um capítulo da novela que já se arrasta há mais de um mês, Átila mostrou a Bolsonaro o quadro de caos da ZFM se o famigerado decreto não for alterado. Muitas empresas deixariam rapidamente o PIM, os empregos sumiriam e as novas atividades econômicas agravariam o desmatamento na região.
Após conversar com Átila, no entanto, Bolsonaro provou mais uma vez que promete uma coisa e faz outra quando foca o Amazonas. Em entrevista ao Grupo Liberal, de Belém, ele voltou a falar em reduzir o IPI além do que já o fez, prejudicando o Amazonas.
Falácia de Guedes
Na semana passada, o ministro da Economia, Paulo Guedes, prometeu que em 30 dias o governo Bolsonaro reeditaria o decreto que ajuda a indústria brasileira, mas castiga a ZFM com a redução do IPI.
Guedes disse que o Palácio do Planalto estuda um remédio por meio do qual o decreto possa ser reeditado sem mexer nos incentivos fiscais da ZFM.
Fonte: Em Tempo