CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

BMW bate recorde de vendas de motocicletas no Brasil

  1. Principal
  2. Notícias

13/01/2020

Fonte: Exame

Juliana Estigarribia

A BMW Motorrad, braço de motocicletas do grupo alemão, bateu recorde de vendas em 2019, no Brasil. No período, a montadora emplacou 10 558 unidades no país, um avanço de 42% sobre o ano anterior.

A companhia atua no segmento premium e, recentemente, passou a ofertar modelos de média cilindrada no país. O portfólio vai de 310 a 1 600 cilindradas e os produtos custam a partir de 22.250 reais.

“O recorde de vendas decorre de uma combinação de fatores. Passamos a oferecer uma gama maior de modelos, opções de taxa zero [no financiamento], realizamos mais eventos para o cliente conhecer o produto e reforçamos a equipe de vendas, que é altamente profissional”, diz Julian Mallea, diretor de vendas e marketing da BMW Motorrad, em entrevista exclusiva a EXAME.

Em 2019, as vendas de motos no varejo cresceram cerca de 13% no país, para pouco mais de um milhão de unidades, segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).

No entanto, o desempenho não se aproxima do recorde do mercado em 2010, de mais de dois milhões de unidades. De lá para cá, com o aperto do crédito para motos de baixa cilindrada – que correspondem a mais de 80% das vendas da indústria brasileira – o setor chegou a amargar uma ociosidade acima de 50%. As vendas só voltaram a melhorar há cerca de dois anos, com a recuperação gradual da economia.

O mercado premium, entretanto, sofre menos oscilações. Em 2019, a BMW figurou como líder no segmento de luxo, com 18,4% de market share, alta de 3 pontos percentuais sobre o ano anterior.

Mallea conta que a montadora passou a oferecer, desde 2017, dois modelos de 310 cilindradas no Brasil. Ao todo, são 12 modelos que cobrem 99% da demanda local.

A montadora tem, desde 2009, uma linha de montagem na Zona Franca de Manaus, com capacidade instalada de 10 000 unidades por ano e cerca de 180 funcionários. Com mais de 40 fornecedores locais, a empresa trabalha para mitigar os efeitos do câmbio.

“Embora mais de 95% do nosso portfólio seja nacional, o dólar alto impacta as operações. Por isso, trabalhamos para incorporar cada vez mais componentes locais em nossos produtos”, afirma Mallea.

Desde a sua inauguração, a fábrica da montadora já produziu 60 000 motos. “Hoje, o Brasil já representa o sexto maior mercado para a BMW Motorrad, com uma relevância estratégica para o grupo”, garante Mallea.

Crédito

Engana-se quem acha que clientes do segmento premium não financiam suas compras de veículos. Atualmente, 4 em cada 10 clientes da BMW Motorrad usam financiamento para adquirir uma moto da marca.

Segundo Mallea, isso foi possível através da queda da taxa básica de juros (Selic). “Com o corte da Selic, elaboramos uma estratégia agressiva. Nosso banco também ajudou muito”.

A oferta de modelos de média cilindrada promoveu uma ampliação do público consumidor da empresa. “Temos um índice de fidelidade da nossa marca de 70% na alta cilindrada, ou seja, os clientes voltam a comprar uma BMW. Com o novo nicho, há uma migração dentro da própria marca”, diz.

Para 2020, a empresa ainda está definindo sua estratégia, mas Mallea estima que a BMW Motorrad poderá crescer entre 10% e 18%. “Estamos otimistas com a evolução do mercado. Os consumidores querem uma alternativa de mobilidade, há uma demanda natural por motos.”

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House