19/05/2022
Comunicação CIEAM
imprensa@cieam.org.br
A II SC EXPO DEFENSE - FEIRA DE TECNOLOGIAS E PRODUTOS DE DEFESA realizada nesta quinta e sexta-feira, (19) e (20) de maio de 2022, na cidade de Florianópolis, pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC e pela Base Aérea de Florianópolis, por meio do COMDEFESA – Comitê da Indústria de Defesa, conta com a participação da associada do Centro da Indústria do Estado do Amazonas - CIEAM, a EED - Empresa Estratégica de Defesa BDS Confecções, que apresenta PED - Produtos Estratégicos de Defesa, dentre estes o novo Conjunto Camuflado do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil, que foi o primeiro PED da Indústria Têxtil e de Confecções brasileira.
O produto é um dos mais modernos e multifuncionais uniformes de forças especiais do mundo, pois conta com diferenciais tecnológicos como ação anti-infravermelho, proteção antimicrobiana, proteção solar, proteção anti vetor, alta solidez (baixo nível de desbotamento do conjunto) e nanotecnologia. A BDS, empresa amazonense localizada no Polo Industrial de Manaus, tornou-se assim a primeira empresa do país no segmento a ter um produto homologado pelo Ministério da Defesa como PED - Produto Estratégico de Defesa e a realizar seu fornecimento por TLE - Termo de Licitação Especial.
Em novembro de 2021, a BDS Confecções lançou as vendas no varejo e online dos conjuntos PED (Produto Estratégico de Defesa) “PED Conjunto Operativo” e “PED Conjunto Camuflado Coyote”, da Marinha do Brasil, com proteção retardante a chama e arco elétrico, e com tecnologias Antivetor e Infravermelho.
Características dos produtos
O PED Conjunto Operativo (Gandola e Calça) é totalmente confeccionado em tecido resistente à chama, composto de misto de fibras sintéticas de alta resistência com composição de 33% aramidas, 65% modacrílica e 2% fibra de carbono (anti estática), conforme NORMA MAR 71000/739C, propriedades que reduzem em até 76% as queimaduras de militares no caso de eventos com exposição a chamas, confeccionado com a fibra Nomex®, material produzido pela DUPONT, que é extremamente resistente às chamas e também é utilizado na proteção de militares da marinha americana e de astronautas da Agência Espacial Norte-Americana (NASA).
Os testes desta nova tecnologia têxtil, uniforme, chamada de Nomex® Essential Arc 650, foram concluídos no segundo semestre de 2019 e o Conjunto Operativo foi aprovado para uso na Marinha do Brasil devido ao alto desempenho. Em um dos ensaios, os uniformes foram vestidos em um manequim monitorado por sensores e submetidos a chamas, tendo o uniforme aprovado resistido dentro do padrão da norma, enquanto o de algodão foi destruído pelas chamas.
O PED Conjunto Camuflado, utilizado pelos Fuzileiros Navais, iniciou o processo de desenvolvimento em 2018, tendo sido classificado como Produto Estratégico de Defesa pelo Ministério da Defesa, e é resultado de um trabalho integrado com a empresa Santista Work Solution, responsável em projetar os aspectos tecnológicos da tecnologia têxtil. Por sua vez, o tecido do PED Conjunto Operativo teve início em janeiro de 2020. O título de EED – Empresa Estratégica de Defesa é dado a empresas fabricantes de uniformes e/ou de outros produtos militares que fabricam produtos de alto valor tecnológico e de classe mundial reconhecidos pelas Forças Armadas. Na Marinha do Brasil existem em torno de 80 mil usuários de uniformes.
Sobre a II SC EXPO DEFENSE
O evento reúne profissionais das áreas de Defesa, com o objetivo de mostrar o que há de mais moderno em produtos e tecnologia de Defesa, promovendo a integração das Forças Armadas com a indústria e centros de tecnologia, uma oportunidade para conhecer ainda mais as demandas do mercado e seus desafios, além de acessar o que há de mais moderno na área da Defesa, um evento única onde marcas recebem destaque nacional e internacional. Mais informações no site https://scexpodefense.com.br/
Os desafios da indústria desses segmentos também serão discutidos ao longo dos dois dias de evento, por meio de painéis e palestras dinâmicas, além da exposição de produtos e serviços. Participarão do evento autoridades civis e militares, representantes governamentais e executivos de empresas do setor, para tratar das oportunidades apresentadas pelo segmento.