CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Barraca do Bixiga reabre as portas para a solidariedade

  1. Principal
  2. Notícias

16/10/2015


A alegria e a solidariedade vão, mais uma vez, construir os alicerces da Barraca do Bixiga, nesta que será a 31ª edição do evento. Serão dois dias de festa, com uma média de 600 pizzas, por noite, e inúmeros sorteios e brindes distribuídos. Toda a renda do evento será revertida para a APAE Manaus.

A brincadeira começou, em 1984, com uma estrutura pequena, o que ficou conhecida como Feira da Bondade. "Na primeira vez, foram 30 discos de pizza que o Cid (Fontana Lopez), um dos fundadores, trouxe, pré-assados em casa, e lá eles só esquentavam e recheavam", relembra Armando Emmer do Valle Jr., um dos organizadores.

"São 600 por noite e nós esperamos, na sexta-feira, cerca de 1.400 pessoas. Temos três fornos à lenha, cada um de uma tonelada e meia, todos eles reformados esse ano. Mas isso tudo só dá certo pela equipe que nós temos", completa.

São 90 voluntários fixos que compõem a Barraca do Bixiga, 6 ou 7 coordenadores para organizar tudo, além de 20 pessoas para a limpeza. "O pessoal que alimenta os fornos são todos profissionais. Quem recheia as pizzas é o nosso pessoal e, na cozinha, tem também o pessoal que trabalha conosco, há 30 anos, no serviço de limpeza. Esses últimos são os únicos empregados para o evento", conta Armando.

A festa começa, nesta sexta-feira (16), e terá como atração principal o sorteio de brindes. "Na sexta-feira, fazemos um sorteio. Você chega lá com o convite e vai trocar por uma cartela para concorrer aos cinco grandes prêmios da noite: uma moto, uma cozinha completa da Cônsul, um ar-condicionado, micro-ondas e uma TV de LED", adianta o organizador.

Para esse dia, o ingresso será vendido a R$50 por pessoa que, de acordo com os responsáveis, custeia a produção do evento.

No sábado, a Barraca do Bixiga tem entrada livre e uma série de brindes oferecidos a categorias inusitadas. "Temos brindes para aniversariantes do dia, maior mesa, crianças, maiores de 80 anos, início de namoro, enfim, tudo é uma grande brincadeira", comenta Armando.

O clima festivo é, segundo a organização, o grande destaque dos dois dias de evento. O público poderá participar de danças, brincadeiras e vários momentos de descontração. "Os dois hinos da barraca são momentos importantes", destaca Armando.

"Quando toca o 'Volare', os garçons param e fazem o trenzinho, levam os clientes pelo SESI. Já o 'Funicolá', o nosso mestre de cerimônias, chama as pessoas para um momento de agradecimento, aparentemente, sério e diz: 'Agora, nós vamos agradecer da única forma que nós sabemos' e, então, começa a cantar 'Funicolá'", completa.

Mesmo com toda a brincadeira, o evento, que a organização define como "uma ação entre amigos", tem a proposta de ajudar quem precisa, de maneira simples. "É o dia em que nós podemos nos doar um pouco. Acho que essa é a grande questão para todo mundo. Eu digo que são os R$ 50 mais divertidos que você vai gastar, fazendo o maior bem que você pode fazer', finaliza Armando, com um recado importante: "A alegria é a marca do evento. Se tiver alguém mal humorado, nós mandamos para casa", brinca.

Fonte: Diário do Amazonas


Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House