CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Banda larga no rastro do gasoduto em 2014

  1. Principal
  2. Notícias

07/11/2013

Todos os municípios, por onde passa o gasoduto Coari-Manaus receberão acesso a Internet banda larga, começando por Iranduba e Manacapuru. A informação foi dada à CPI da Telefonia e Internet da Aleam (Assembleia Legislativa do Amazonas), pelo diretor da Prodam (Empresa de Processamento de Dados do Amazonas), Tiago Monteiro de Paiva. Segundo ele, em janeiro de 2014, dois municípios da região metropolitana de Manaus começam a ser beneficiados com a Banda Larga.

Para o relator da CPI para serviços de internet, deputado estadual Marcelo Ramos, o serviço já deveria ter sido concluído. “Na verdade está bastante atrasado o dever do Estado de acender o cabo de fibra óptica que está dentro do gasoduto Coari Manaus. O cabo já está lá há mais de um ano, mas, felizmente parece que agora isso vai ser resolvido em janeiro colocando internet de boa qualidade nos municípios de Iranduba e Manacapuru. O governo deve investir para instalar nos outros municípios por onde passa o cabo de fibra óptica, Anori, Codajás, Anamã, até chegar ao município de Coari para enviar via rádio para Tefé e outros municípios próximos”, relatou Ramos.

Durante a Oitiva, o diretor da Prodam falou sobre o sistema de internet que será implantado na rede estadual de ensino, no ano que vem. Segundo ele, todas as escolas da Seduc (Secretaria Estadual de Educação), na capital, vão receber internet wi-fi. O diretor também falou sobre o ‘Ronda no Bairro’. Ele afirma que o serviço de comunicação do Programa só funciona, se forem utilizadas várias operadoras de telefonia em locais diferentes da cidade.

O presidente da CPI, deputado estadual Marcos Rotta questionou o diretor da Prodam sobre os serviços de internet no interior.“Um programa chamado Amazonas Digital, do governo do Estado, que abrange 15 municípios, não funciona, segundo relatos que tivemos no interior. As pessoas estão desacreditadas em relação a esse programa. Só a fibra pode melhorar a qualidade da internet nos municípios do interior do Amazonas. E ainda tem a questão do comércio. Ano que vem o comércio no Amazonas vai ter que se enquadrar nos serviços de notas fiscais eletrônicas, os comerciantes do interior não sabem como fazer isso, porque a internet não funciona”, relatou o deputado.

Tiago Paiva apontou a necessidade de cobranças diante das operadoras. “Tanto o Estado como a Assembleia podem colaborar com os investimentos e direcionar onde realmente é necessário e onde a população mais reclama. É importante que haja um trabalho de cooperação e de transparência das operadoras para com o Estado e a população”.

Nesta quarta-feira (6), a CPI vai ouvir representantes da empresa Amazonas Energia, Semmas (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade) e Funai (Fundação Nacional do Índio).

Fonte: JCAM

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House