14/05/2014
As prorrogações são determinantes para votação, em segundo turno, na Câmara dos Deputados, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prorroga, por 50 anos, os benefícios fiscais da Zona Franca de Manaus (ZFM).
Pauderney Avelino disse que não participou da reunião entre os líderes, mas que o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves (PMDB-RN), o informou, após sair da reunião, que as bancadas não tinham chegado a um consenso quanto às prorrogações.
“Ele (henrique Alves) disse que não havia acordo. Eu pedi que ele colocasse em votação o regime de urgência das demais prorrogações para que pudessemos dar tramitação a isto, mas ele (Henrique Alves) informou que as bancadas não chegaram a um consenso quanto as propostas do governo federal”, disse.
A deputada federal Rebecca Garcia também informou que não participou da reunião. Segundo ela, o vice-líder do governo na Câmara, deputado federal Waldir Maranhão (PP-MA), informou que as bancadas do Norte e do Sudeste não concordaram com a proposta apresentada pelo governo federal.
“As bancadas do Norte e Sudeste do País não concordaram com os dez anos que o governo federal propõe e aí já temos um problema. O relator das propostas (deputado João Maia (PR-RN), também ainda não apresentou o texto substitutivo para as prorrogações e, enquanto não tivermos esse texto pronto, não temos como ver como as bancadas receberão as propostas”, disse.
A assessoria de comunicação da presidência da Casa informou, ontem, que as prorrogações não foram discutidas oficialmente na reunião do Colégio de Líderes.
O Diário vem tentando contato, desde a última segunda-feira, com os deputados federais Édio Lopes (PMDB-RR), Marinha Raupp (PMDB-RO) e Sebastião Bala Rocha (SDD-AP), líderes da bancada do Norte na Câmara, mas, até o fechamento desta matéria, não obteve retorno às ligações e aos e-mails enviados às assessorias.
O relator da proposta do governo federal, deputado João Maia, chegou de uma viagem internacional no início desta semana e, segundo sua assessoria, está analisando o texto do governo.
Na noite da última segunda-feira, o deputado federal Átila Lins (PSD), disse que o presidente da Câmara, Henrique Alves, informou que a PEC que beneficia a ZFM deve ser votada entre os dias 20 e 21 deste mês.
Fonte: Portal D24am.com