CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Bancadas rejeitam proposta para ALCs e Lei da Informática, dizem deputados

  1. Principal
  2. Notícias

14/05/2014

Os deputados federais do Amazonas, Pauderney Avelino (DEM) e Rebecca Garcia (PP) afirmaram, ontem, que as bancadas do Norte, do Sul e Sudeste não aceitaram, até ontem, a proposta do governo federal de prorrogar, por dez anos, a Lei de Informática e as Áreas de Livre Comércio (ALCs) na Região Norte. Segundo eles, o assunto foi tratado na reunião do Colégio de Líderes, realizado na tarde de ontem, na Câmara dos Deputados.

As prorrogações são determinantes para votação, em segundo turno, na Câmara dos Deputados, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prorroga, por 50 anos, os benefícios fiscais da Zona Franca de Manaus (ZFM).

Pauderney Avelino disse que não participou da reunião entre os líderes, mas que o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves (PMDB-RN), o informou, após sair da reunião, que as bancadas não tinham chegado a um consenso quanto às prorrogações.

“Ele (henrique Alves) disse que não havia acordo. Eu pedi que ele colocasse em votação o regime de urgência das demais prorrogações para que pudessemos dar tramitação a isto, mas ele (Henrique Alves) informou que as bancadas não chegaram a um consenso quanto as propostas do governo federal”, disse.

A deputada federal Rebecca Garcia também informou que não participou da reunião. Segundo ela, o vice-líder do governo na Câmara, deputado federal Waldir Maranhão (PP-MA), informou que as bancadas do Norte e do Sudeste não concordaram com a proposta apresentada pelo governo federal.

“As bancadas do Norte e Sudeste do País não concordaram com os dez anos que o governo federal propõe e aí já temos um problema. O relator das propostas (deputado João Maia (PR-RN), também ainda não apresentou o texto substitutivo para as prorrogações e, enquanto não tivermos esse texto pronto, não temos como ver como as bancadas receberão as propostas”, disse.

A assessoria de comunicação da presidência da Casa informou, ontem, que as prorrogações não foram discutidas oficialmente na reunião do Colégio de Líderes.

O Diário vem tentando contato, desde a última segunda-feira, com os deputados federais Édio Lopes (PMDB-RR), Marinha Raupp (PMDB-RO) e Sebastião Bala Rocha (SDD-AP), líderes da bancada do Norte na Câmara, mas, até o fechamento desta matéria, não obteve retorno às ligações e aos e-mails enviados às assessorias.

O relator da proposta do governo federal, deputado João Maia, chegou de uma viagem internacional no início desta semana e, segundo sua assessoria, está analisando o texto do governo.

Na noite da última segunda-feira, o deputado federal Átila Lins (PSD), disse que o presidente da Câmara, Henrique Alves, informou que a PEC que beneficia a ZFM deve ser votada entre os dias 20 e 21 deste mês.

Fonte: Portal D24am.com

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House