CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Bancada quer apoio à ZFM

  1. Principal
  2. Notícias

24/01/2019

Notícia publicada pelo Jornal Acrítica

Michelle Portela

A agenda dos deputados federais eleitos pelo Amazonas com o candidato à reeleição para a Presidência da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), pode trazer sobrevida às articulações em defesa do modelo da Zona Franca de Manaus (ZFM) junto ao governo federal. Os parlamentares pedirão o comprometimento direto de Maia na agenda nacional de defesa da ZFM em troca do apoio em bloco à reeleição do candidato.

Sete deputados estão confirmados para a reunião que está programada para ocorrer na casa do senador Omar Aziz (PSD), que oferecerá um almoço em homenagem ao presidente da Câmara,que agora concorre à reeleição. A única exceção é o petista Zé Ricardo, já que o PT compõe o bloco de oposição que apresentará candidatura própria. Maia também visitará a fábrica da LG no Polo Industrial de Manaus, onde também concederá entrevista coletiva.

De acordo com o deputado federal Pauderney Avelino (DEM), mesmo partido de Maia, a manutenção do modelo ZFM, a necessidade de implantação de uma nova matriz econômica e demandas individuais dos parlamentares estarão na pauta da reunião. "Não podemos falar em nova matriz econômicas em que haja um atual modelo sadio, pois nada substitui o que temos hoje. Então, acredito que a reunião deverá servir para que os deputados possam definir os seus votos", ressalta Avelino.

Diante da crise, a defesa da Zona Franca é um ponto comum entre as demandas dos parlamentares do Amazonas.

"Minha esperança é que o presidente Rodrigo Maia se transforme em um defensor da nossa ZFM, pois, se for verdade o que se diz na imprensa nacional, estamos correndo um sério risco com relação à continuidade do nosso único modelo econômico e precisaremos de apoio de peso para defendermos o povo amazonense", disse Bosco Saraiva (PSD).

Presidente da Câmara de Deputados Rodrigo Maia, do DEM, partido do deputado Paurderney Avelino, se articula para emplacar mais um mandato à frente da Casa Reunião A agenda de Maia em Manaus ocorre uma semana depois que o governador Wilson Lima esteve em Brasília reunido com o ministro da Economia, Paulo Guedes. Na ocasião, Guedes afirmou que não cogita alterar o projeto que limita os benefícios da Sudam, e fez críticas às políticas de concessões de subsídios.

"O que se pretende é arrancar do Rodrigo Maia um compromisso em defesa do nosso modelo. Além disso, tenho a discutir novos projetos para o pólo industrial, a Amazônia Ocidental e ainda apresentar parte dos nossos desafios, como a BR-319", ressaltou Sidney Leite (PSD).

Segundo mais votado nas eleições, Pablo Oliva (PSL) postou vídeo com Maia nas suas redes sociais para divulgar a visita. "Importante que a bancada do Amazonas reúna com o atual presidente e demonstre a importância da Câmara em manter ativas as pautas de interesse do Estado, em especial, a legislação que rege sobre a ZFM", disse à reportagem de ACRÍTICA.

Mesmo com a pressão de Guedes para extinguir benefícios fiscais, Marcelo Ramos (PR) quer também discutira a presentação de novos projeto de lei para incentivar o que chama de "indústria amazônia". "Queremos facilitar a indústria vinculada à nossa vocação local, como o açaí e de peixes",disse.

Oposição articula candidatura

Os partidos contrários ao presidente Jair Bolsonaro (PSL) querem montar um bloco único de atuação para ampliar a influência nas estruturas administrativas e políticas na Câmara dos Deputados. Para isso, preparam uma candidatura à presidência da Casa, que deve ocorrer no início dos trabalhos para a nova legislatura.

Contrários à reeleição de Maia, PT, PSB, PDT, Rede e PSol querem encontrar um nome de consenso para garantir a candidatura da oposição, mas precisam enfrentar divergências internas à aliança.

Com a união, o número de deputados vinculados à candidatura do bloco chegaria a cem.

Deputado federal mais votado no Amazonas, Zé Ricardo esclareceu que a sua ausência da reunião é resultado de um conflito de agendas, já que estará em Urucurituba, e que não vincularia a participação na reunião à promessa de voto. "Seja quem for o novo presidente da Câmara, espero que apóie o Amazonas. Vou discutir a questão da eleição na semana que vem, em Brasília", disse.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House