06/05/2014
Parlamentares das bancadas dos Estados do Norte também participarão da reunião. Os deputados federais do Amazonas definirão o encontro como crucial para a votação da proposta que beneficia a ZFM.
De acordo com a deputada federal Rebecca Garcia (PP), a reunião foi provocada pela bancada do Amazonas para que o governo federal se posicione quanto às prorrogações, por dez anos, das Áreas de Livre Comércio (ALCs) e da Lei da Informática. “É uma reunião decisiva para sabermos se interessa ou não colocarmos em pauta o segundo turno da PEC da Zona Franca. Se não votarmos a prorrogação da Lei da Informática, não teremos o quantitativo de votos necessários para aprovação da PEC”, disse.
Ela informou que, como a PEC foi encaminhada à Câmara dos Deputados pela presidente da República, Dilma Rousseff (PT), o Planalto não medirá esforços para honrar com o compromisso que a presidente firmou com o Amazonas.
Na última sexta-feira, o deputado federal Átila Lins (PSD) informou que a reunião no Planalto definirá ainda o dia da reunião da Comissão Especial que analisa a proposta. Segundo ele, os parlamentares que compõem a Comissão estão utilizando a realização da reunião como moeda de troca para aprovação da prorrogação das ALCs. “Só conseguiremos aprovar o texto para o segundo turno na Comissão se tivermos um compromisso firmado com o governo de aprovar a prorrogação. Aí sim, iremos para votação plenária tranquilos. Caso contrário, é uma medida arriscada”, disse.
O texto do segundo turno da PEC tem de ser aprovado na Comissão para seguir para votação plenária. Segundo Lins, a previsão é que a PEC vá para votação entre os dias 13 e 15 deste mês.
Na última sexta-feira, o governador do Estado, José Melo (PROS), disse que o presidente da Câmara dos Deputados, em Brasília, Henrique Alves (PMDB), o informou que a PEC entrará em votação até o dia 20 deste mês. “Iremos trabalhar para que a votação transcorra sem surpresas e para mantermos os benefícios da Zona Franca”, disse Melo.
Na última semana, o líder do governo, senador Eduardo Braga (PMDB), enviou a Henrique Alves um documento com um texto no qual há um acordo entre o governo e as demais bancadas quanto às prorrogações.
Fonte: Portal D24am.com