13/05/2015
O representante dos servidores esteve nesta terça (12) em reunião com alguns membros da bancada federal do Amazonas, em Brasília, na busca por apoio à derrubada do veto no Congresso.
"Na reunião, os parlamentares se comprometeram em conversar com os ministros Nelson Barbosa [Planejamento] e Joaquim Levy [Fazenda] para angariar apoio a uma Medida Provisória [MP] que trate exclusivamente dos interesses dos servidores da Suframa", detalhou Belchior.
Participaram do encontro com o Sindframa os senadores Omar Aziz (PSD) e Vanessa Grazziotin (PCdoB), além dos deputados federais Pauderney Avelino (DEM), Átila Lins e Silas Câmara, (ambos do PSD), Alfredo Nascimento (PR) e Arthur Bisneto (PSDB).
"Vamos tentar primeiro conversar. Existe uma proposta para 2016. Acho que ainda estamos muito longe de 2016. Essa discussão não começou ontem. Já tem três anos que está na pauta da Suframa", ressaltou Omar Aziz, referindo-se ao pleito dos servidores pela reestruturação na carreira.
Busca de soluções
Omar Aziz garante que há disposição de todos os parlamentares do Estado em buscar soluções. O senador disse que a negociação é mais viável e alertou ainda que uma eventual greve dos servidores da autarquia vai trazer sérios prejuízos à economia do Amazonas.
"Se a Suframa entrar em greve, o Estado terá mais perda que tem agora", avisou.
O subcoordenador da bancada do Amazonas no Congresso, Marcos Rotta (PMDB), não participou da reunião, mas declarou, em nota, que lamenta o veto presidencial ao artigo 9º da MP 660/2014, que realinha a carreira dos servidores da Suframa.
O veto ainda será analisado em sessão conjunta do Congresso Nacional, com data a ser confirmada, onde a bancada amazonense tentará convencer o Plenário pela promulgação do artigo.
"O governo não tem levado em consideração a importância da Suframa e de seus técnicos para a manutenção da Zona Franca de Manaus", criticou Rotta.
Apoio da CMM
Em apoio aos servidores da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), a Câmara Municipal de Manaus (CMM) fará, na próxima semana, uma Tribuna Popular, onde receberá o presidente do presidente do Sindicato dos Servidores da Suframa (Sindframa), Anderson Belchior.
"Fica reservada uma tribuna popular, da mesma forma que foi feito com Sindicato dos Jornalistas, que permite ao sindicato dos servidores da Suframa vir aqui e fazer seu apelo à Casa", justificou o presidente da casa, Wilker Barreto (PHS).
Fonte: Amazonas Em Tempo