CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Avança planejamento de paisagismo do Distrito Industrial em Manaus

  1. Principal
  2. Notícias

18/09/2020

Fonte: EM TEMPO

JOÃO PEDRO FIGUEIREDO / SEMCOM

A Suframa deve começar, na próxima semana, a conversar com empresas que tenham o interesse em assumir a manutenção do paisagismo implantado no Distrito em troca de divulgação de suas marcas. O trabalho de mapeamento das áreas do Distrito Industrial, zona Sul, que vão receber projetos de paisagismo, segue avançando. Nesta quinta-feira (17), a presidente da Comissão Especial de Paisagismo e Urbanismo da Prefeitura de Manaus, a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, participou de uma reunião, por videoconferência, com representantes da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

Na reunião, que contou com a presença do superintendente adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Regional da Suframa, coronel Manoel Amaral, e dos secretários municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Antônio Nelson de Oliveira Júnior, e de Infraestrutura (Seminf), Kelton Aguiar, foram debatidos temas importantes para o avanço do projeto, como as vias por onde serão iniciados os trabalhos e uma possível parceria com empresas do Distrito Industrial, junto com a Suframa e a Prefeitura de Manaus, para a manutenção dos espaços revitalizados.

“Parceria sempre é boa em todos os sentidos e a Prefeitura de Manaus, junto com a Suframa, se preocupa com a cidade e entende que o espaço de trabalho incluiu todo o Distrito Industrial, mas beneficia toda a população manauara. Vamos tentar incorporar o sentimento de pertencimento junto às empresas parceiras, para que possamos conseguir garantir a manutenção dos novos espaços”, disse a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro. “Como arquiteta, fico feliz em poder fazer um espaço, além de bonito, funcional, e fazer com que as pessoas entendam que se eu tenho, você tem, todos nós temos, pois, a cidade é nossa”, completou.

Em toda cidade, serão, aproximadamente, 130.000 m² que receberão, além do paisagismo, recuperação de calçadas e meios-fios e iluminação a LED. Ao todo, são mais de 35 pontos da cidade que serão contemplados, como grandes avenidas e rotatórias.

“Esse trabalho em conjunto é importantíssimo, não apenas para a indústria, mas para toda a cidade de Manaus. A Suframa está disposta a contribuir com a Prefeitura de Manaus nesse e em outros projetos, que visem sempre a melhoria de qualidade de vida para o povo de Manaus”, contou o coronel Amaral.

Recuperação das vias

O trabalho de recapeamento contemplará 36 vias no total, realizado em conjunto com o paisagismo, como ressaltou o secretário da Seminf, Kelton Aguiar. “Estamos em fase final da retomada dos aditivos, para continuar os trabalhos de recuperação de 32 quilômetros de ruas do Distrito Industrial 1. Serão feitas a pavimentação rígida, drenagem profunda e superficial, além de todo o recapeamento asfáltico”, explicou o secretário, ressaltando que 20 vias do Distrito já foram contempladas com ações de melhoria viária.

Com informações da assessoria

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House