CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Autoridades divergem sobre privatização e extinção de aeroportos do Amazonas

  1. Principal
  2. Notícias

06/07/2017

Reportagem publicada no Amazonas Em Tempo

A Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado Federal confirmou que o Ministério dos Transportes vai prestar esclarecimentos sobre o plano de privatização de 54 aeroportos brasileiros, entre eles o de Manaus. Segundo a CI, o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Mauricio Quintella Lessa, deve comparecer, a partir do mês de agosto, à comissão para prestar esclarecimentos sobre as concessões de aeroportos, obras em rodovias e ferrovias e a exploração de portos por parte da iniciativa privada.

O plano do governo é o de privatizar a Infraero, com direito a venda de suas partes e a possibilidade de concessão em blocos do sistema aeroportuário, operação que renderia R$ 43 bilhões aos cofres públicos. A expectativa é que a audiência pública com Quintella ocorra apenas após o retorno do recesso parlamentar, em agosto.

Membro da CI, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) declarou que quer conhecer as consequências jurídicas, econômicas e sociais da privatização, especialmente para o aeroporto de Manaus. Vanessa alertou que o governo federal quer a extinção da Infraero até 2018, inclusive a saída da empresa do aeroporto de Manaus, que, atualmente, segundo a parlamentar, é o mais lucrativo da Infraero, por conta das operações de cargas do Polo Industrial de Manaus (PIM). “Se aeroporto é um problema que afeta a nação, para nós é um gargalo essencial. A privatização é um crime de lesa-pátria”, comentou.

Por outro lado, o vice-presidente da Federação da Indústria do Estado do Amazonas (Fieam), Nelson Azevedo, declarou que, caso a privatização se concretize, ele espera que venha oferecer um serviço de melhor qualidade, que possa até reduzir custos, desde que não implique em aumento de gastos e redução da competitividade de preço dos produtos que entram e saem pelo aeroporto Eduardo Gomes. “Não somos a favor e nem contra, mas se essa for a solução, temos que acatar. Acredito que seja uma medida boa e semeadora. Importante que seja mantida a competitividade dos nossos produtos”, afirmou.

Eduardinho vai ser fechado

As operações do Terminal 2 do aeroporto internacional Eduardo Gomes, o popular Eduardinho, serão transferidas para o terminal principal a partir de agosto.

Por meio de nota, a Infraero informou que a decisão foi fundamentada em estudos da Diretoria de Aeroportos da Infraero, com apoio das diretorias de Operações e Segurança. A partir da segunda quinzena deste mês, serão realizadas ações de comunicação no aeroporto para informar aos passageiros a alteração.

A Infraero esclareceu que o aeroporto Eduardo Gomes tem capacidade para absorver a transferência do fluxo operacional do Eduardinho, porque o complexo inteiro tem capacidade operacional para receber 13,5 milhões de passageiros por ano, sendo que a capacidade do Eduardinho é de 2 milhões de passageiros anuais. Em 2016, o aeroporto Eduardo Gomes recebeu 2,61 milhões de passageiros, contando embarques e desembarques. A área comercial da Infraero estuda ainda alternativas para a utilização do espaço do Terminal 2 para outras atividades.

A mudança mobilizou a Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), ontem (5). O deputado Adjuto Afonso (PDT), que é membro da Comissão de Transporte, ressaltou que o Eduardinho é usado principalmente para voos regionais. “Se o Eduardinho for fechado, como deseja a Infraero, todos os voos regionais serão transferidos para o aeroclube, que já se encontra no limite de pousos e decolagens”, criticou.

O presidente do Sindicato dos Aeroviários do Amazonas (Sindamazon), Williney Conegundes, revelou que a entidade irá se reunir com a Infraero para falar sobre a manutenção dos mais de 200 empregos de trabalhadores que atuam no Eduardinho e dos mais de 2 mil funcionários do setor em todo Amazonas, que podem ser afetados caso haja privatização do Eduardo Gomes.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House