18/12/2013
A produção também apresentou queda, passando de 54,5 pontos em outubro para 48,4 em novembro. O índice varia de zero a cem, com os números abaixo de 50 pontos indicando queda da produção.
O estoque efetivo em relação ao planejado atingiu 50,7 pontos em novembro, ante 50,5 pontos no mês anterior. Em relação a esse dado, a CNI aponta que a indústria, de forma geral, manteve os estoques próximos ao nível planejado.
As grandes empresas, entretanto, registraram excesso de estoques. O índice das empresas de grande porte mostrou um crescimento pelo segundo mês consecutivo e alcançou 53,1 pontos. No mesmo período, o indicador de evolução do número de empregados também caiu, passando de 49,9 pontos em outubro para 48,8 em novembro.
Sazonalidade
Depois de a atividade da indústria ter sofrido retração em novembro, os empresários mostraram menor otimismo em dezembro. Entre as categorias pesquisadas, a expectativa só aumentou em relação à quantidade exportada, que passou de 49,2 pontos em novembro para 50,5 pontos em dezembro, o que, segundo a CNI, aparece como um indicativo importante de estabilidade para as exportações.
Fonte: DCI